quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Serviço de chá art déco “Angola” - S.P. Coimbra



Mais uma vez o modelo «Angola» agora em versão serviço para chá, composto por bule, açucareiro, prato para bolos, chávenas e respectivos pires (falta a leiteira), cuja porcelana branca recebeu decoração geométrica a azul e ouro. Na base de todas as peças, carimbo estampado a verde, «Coimbra SP Portugal». No bule acresce, pintado à mão, a verde, «Angola» e «LB6033» e os números 2, impresso, e 3, manual, inscritos na pasta. O número 2 impresso está também presente no açucareiro e no pires, aparecendo ainda no primeiro, inscrito na pasta manualmente, o número 11.
Data: c. 1935 - 40
Dimensões: Várias





Sobre a forma veja-se o que escrevemos no post anterior. Quanto à decoração o modelo apresenta, em variante cromática a azul, a mesma «LB6033» que aparece no serviço modelo «Belga», que publicámos em 11 de Junho, e no modelo «Cúbico», que apresentámos em 8 de Janeiro passados. Sobre ela também já discorremos.
 
Apesar de considerarmos que este modelo por si só apresenta elementos formais suficientemente apelativos, como referimos anteriormente, esta decoração enfatiza as suas características art déco, embora de certo modo dilua a plasticidade inerente às formas. Todavia, gostamos muito da combinação (na verdade, gostamos particularmente desta decoração em qualquer dos modelos que conhecemos).



4 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente lindo este serviço!!!

AM-JMV disse...

Caro anónimo,

É sempre com prazer que constatamos que há quem partilhe dos nossos gostos. Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre.
Cumprimentos.

Tink disse...

Ao ver este serviço lembrei-me de um que havia em casa de uma tia. Era miúda, mas lembro-me bem do açucareiro, da leiteira e do bule que sempre me encantaram pelas suas harmoniosas formas. No entanto, o serviço de que me lembro tinha uma decoração muito diferente- só umas linhas paralelas azul claro e dourado, se bem me lembro.
A minha questão é se o nome ANGOLA se refere à forma ou à decoração.
Obrigada. :)

AM-JMV disse...

Cara Tink,

A designação refere-se ao modelo, não à decoração. Obrigado pela partilha.
Cumprimentos