segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Miniatura de cria de pássaro art déco – Vista Alegre


Peça de porcelana moldada e relevada em forma de cria de pássaro, estilizado ao gosto art déco, com bico aberto pedindo comida, de dimensões diminutas, policroma (parece-nos que a aerógrafo com apontamentos à mão): corpo amarelo, bico e pernas laranja, soco e olhos a preto com apontamento a branco nos últimos. Na base, pouco legível, carimbo VA, marca nº 31 (1924-1947)
Data: 1932
Dimensões: alt. 4,5 cm





Apesar de aparecer nomeado como «escultura de pinto» no catálogo do VII Leilão Vista Alegre, não se trata, pelas características físicas de uma cria de galinha, mas sim de uma cria de passeriforme. Aliás, no catálogo do IV Leilão aparece nomeado correctamente como «passarinho». Não deixa de ser estranho este engano, dado que tem havido um esforço salutar, por parte dos organizadores dos leilões e respectivos catálogos em dar mais e melhor informação aos colecionadores. É já todo um abismo que separa as primeiras edições das mais recentes.

Este modelo de passarinho, criado em 1932, para além da geometrização cubizante das formas, remete-nos para o universo infantil da banda desenhada. É o que se pode chamar uma peça simpática.

Sem comentários: