quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jarra com três asas – Aleluia-Aveiro


Jarra de faiança moldada e relevada cuja forma remete vagamente para a hídria grega (jarro para armazenar água de bojo arredondado com três asas, sendo duas horizontais nas laterais e uma asa vertical na parte posterior).


O bojo é piriforme e assenta sobre pé troncocónico preto. O gargalo esguio, preto, é rematado por bocal em anel saliente a branco que realça o interior a amarelo gema de ovo. O bojo apresenta decoração de seis panos lanceolados, delineados por linhas pretas, intercalados em sentidos opostos. Os três pendentes ostentam igual número de asas redondas na horizontal, a preto, destacando-se numa superfície branca que recebeu ao centro trapézio a laranja relevado. Sob elas, uma composição a amarelo nacarado listrada na vertical por linhas pretas afunila em direcção ao pé num triângulo a branco e preto.

Nos três panos ascendentes, as partes superior e inferior são a cinzento nacarado listradas na horizontal por linhas pretas. De permeio, uma superfície branca onde, ao centro, igualmente se destaca um trapézio a laranja relevado. Todas as linhas pretas são incisas.

Na base, carimbo castanho «Aleluia Aveiro» com um triângulo pintado à mão, a ouro, sobrepujando carimbo da mesma cor «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo, e, escrito à mão, a ouro, 797-A. No frete, a preto, a letra N.
Data: c. 1955
Dimensões: Alt. c. 28 cm


2 comentários:

Anónimo disse...

Ajudava haver uma etiqueta Aveiro, ou Caldas da Rainha, ou Lisboa para as peças de cerâmica! Obg

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Gratos pela sugestão muito pertinente. Vamos já tratar de actualizar, embora Caldas da Rainha esteja contemplada desde sempre. Mais sugestões que ajudem a melhorar este blogue são bem-vindas.
Cumprimentos