segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Serviço de café art déco “Angola” - S.P. Coimbra

Graças ao modelo «Angola» de Coimbra, tomámos contacto pela primeira vez com um dos blogues que seguimos com prazer. Trata-se do Arte, livros e velharias que completou 100 mil visitantes no dia 27 de Julho passado. A naturalidade, simpatia, elegância e sensibilidade da sua autora são motivos mais que suficientes para a popularidade alcançada. Assim, em jeito de celebração, convidamos hoje a autora a tomar um café connosco num serviço do mesmo modelo.



Serviço para café de porcelana moldada ao gosto art déco, composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, chávenas e respectivos pires, cor beige com filetes a ouro pontuando bordos, asas e pegas. Modelo polifacetado, com dez faces côncavas nas superfícies laterais e igual número de faces convexas nas partes superiores e tampas As pegas, em botão, reproduzem em miniatura o desenho do corpo das peças. Asas apresentam-se recortadas em cinco curvas esquinadas. Na base de todas as peças, carimbo estampado a verde, «Coimbra SP Portugal», acrescido de 3 impresso e 8 (?) manual inscritos na pasta nas três peças principais: cafeteira, leiteira e açucareiro. Na cafeteira, a azul, pintado à mão, «Angola» e «FA5011».
Data: c. 1935-40
Dimensões: Várias


A forma deste modelo, que conjuga uma profusão de ângulos e linhas curvas, que tem por base uma planta decagonal, dá-lhe uma leitura dinâmica muito acentuada que se basta a si própria dispensando qualquer decoração. Quanto a nós, quando tal acontece, geralmente desvaloriza a forma, desvanecendo a limpidez do desenho. Mesmo quando a decoração é de grande qualidade plástica.





Mais uma vez encontramos uma filiação em modelos alemães. Veja-se o caso do pote polifacetado que reproduzimos, da fábrica de porcelana Arzberg, criada por Carl Schumann nos anos 20. As semelhanças são óbvias: lá estão as dez faces laterais côncavas e convexas na parte superior e tampa.

7 comentários:

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV,
Muito obrigada pela referência ao meu blogue e pelo convite para vir tomar café convosco :) que aceito com todo o prazer.
O vosso serviço é lindíssimo, de uma elegância incomum e com a belíssima forma em toda a evidência, ainda por cima completo.
Curiosamente também eu esta semana convidei para o café e não para o chá :)
Não imaginam as dificuldades que tenho tido para manter a escrita em dia no meu blogue e blogues amigos, problemas com o computador e consequentemente com o acesso à net. Só por isso demorei mais a vir aqui, mas gostei imenso do serviço e da vossa descrição. Parabéns!
Abraços

AM-JMV disse...

Cara Maria,
Nós é que agradecemos que tenha comparecido :). Esperemos que um dia não seja virtual.
Da nossa parte continuaremos a tomar chá consigo, sempre, mesmo quando não comentamos nada.
Também o nosso computador teve um AVC a semana passada, se não viesse o especialista com urgência quem teria tido um ataque seríamos nós. Que dependência miserável!
Bjs

Fernando Carvalho disse...

Muito caros Amigos, a minha mae quando casou (62 anos atrás) recebeu dos seus padrinhos, um completíssimo serviço de jantar, deste modelo, exactamente. "Angola" branco com os filetes a preto e ouro, o que lhe dá uma elegância e distinção enormes em relação ás outras opções com motivos florais. Desde essa altura que a família procura os "complementos" de chá e eventualmente, de café... quando casei ela ofereceu-me o serviço...! Agora que ela já não está entre nós a busca continua... certamente já perceberam onde quero chegar... Pergunto se há alguma hipótese de poder vir a terminar a busca de uma vida e agora de mais outra...? Um abraço enorme. Fernando Carvalho P.S. Bom Ano! fmcarvalho.r@gmail.com

Fernando Carvalho disse...


Caríssimos Amigos, encontrei o Vosso blog "intempestivamente". Saúdo-Vos. "Folheava" as imagens do Google - Sociedade de Porcelanas de Coimbra - e qual o meu espanto, quando, ao "virar" a página dei com uma fotografia de um serviço d chá - Angola - igual a um de jantar completíssimo que me foi oferecido por minha mãe quando casei e que já lhe tinha sido oferecido a ela quando casou. Este serviço está connosco há 62 anos. É modelo "Angola" mesmo branco, não marfim e com os filetes em preto e ouro, sem quaisquer "enfeites" florais, que concordo plenamente conVosco, não torna as peças mais bonitas...
Desde sempre que a minha mãe procurou os "parceiros" de chá e eventualmente de café, mas sempre em vão. Será que de entre os Vossos conhecimentos seria possível encontrar aqueles "parceiros" para irem fazer companhia ao serviço de jantar? Seria o culminar de muitos anos de buscas que agora que a minha mãe partiu, continuo a procurar. Gostava de Vos enviar uma foto do dito serviço, mas parece-me que não é possível por este meio "bloghista". Um grande abraço e parabéns pelo belíssimo trabalho. Percebe-se a paixão!

AM-JMV disse...

Caro Fernando Carvalho,

Pedindo desculpa pela demora da resposta, cumpre-nos dizer-lhe que gostaríamos muito de o poder ajudar, mas nunca nos cruzámos com o modelo Angola com as características decorativas descritas. Se, por acaso, algum dia virmos um à venda, dizemos-lhe onde. É tudo quanto podemos fazer.

Esperamos que continue a seguir-nos com interesse.

Cumprimentos

Fernando Carvalho disse...

Estimados, pois... entretanto, uma amiga de longa data, provocou a minha "inveja"! Acontece que ela tem exactamente o serviço de jantar, chá e café modelo Angola completos e como se a 'maldade" não fosse já suficiente, é mesmo o que eu queria e precisava: fundo BRANCO! Ainda ameacei quebrar relações...mas de nada valeu... Como ela é apaixonada por gatos, ainda propus trocar os meu dois gatos pelos dois serviços de chá e café, mas ela "incompreensivelmente" achou muita graça á proposta! Um abraço amigo. Fernando

AM-JMV disse...

Caro Fernando Carvalho,

Obrigado pela partilha. Nada como ter amigas assim... e gatos!
Um abraço