terça-feira, 10 de julho de 2012

Pote art déco - S.P. Coimbra


Pote de porcelana moldada, cor-de-laranja aplicada a aerógrafo, com filetes a ouro realçando as extremidades (pé e bocal). A tampa, também com filete a ouro na base, apresenta uma pega em forma de botão de açucena prestes a abrir, em branco com o exterior das seis pétalas e o centro a ouro. Na base, carimbo verde Coimbra S. P. Portugal. Pintado à mão, a preto, dec 4.
Data: c. 1940
Dimensões: alt. 28,5 cm x larg. máxima 16 cm


Em nossa opinião trata-se de uma peça art déco muito interessante da Sociedade de Porcelanas de Coimbra. Mais uma vez estamos perante o dilema da datação que, em princípio, rondará 1940.

O corpo, piriforme, com tampa, remete para uma influência oriental, com a cor a acentuar a linguagem Art Déco. A sóbria simplicidade da forma destaca a pega, fazendo sobressair a elegante estilização do botão floral. Como acontece, salvaguardando-se as devidas distâncias, evidentemente, por exemplo, com determinado tipo de peças dinamarquesas da Royal Copenhagen, de concentram a decoração na pega, no caso, em bronze, fazendo ressaltar o despojamento da cerâmica de clara inspiração chinesa.

Este modelo, tal como os dinamarqueses,  tem a particularidade de poder ser também utilizado como jarra. Veja-se o detalhe do bocal a ouro, invisível quando tapado. Daí que apareçam muitas jarras à venda que, em boa verdade, foram concebidas como potes. Haveremos de ilustrar um desses casos, embora de outra fábrica.


Sem comentários: