sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jarra art déco Caçadores em relevo cor-de-laranja - Sacavém



Jarra de faiança moldada, de forma ovóide, com decoração de figuras relevadas de archeiros, em diferentes posições, caçando grandes aves. A monocroma cor mate de um laranja forte foi aplicada a aerógrafo. Na base, carimbos a verde Gilman & Ctª – Sacavém - Portugal e Made in Portugal numa oval. Inscrito na pasta 52 BN Sacavém.
Data: c.1935
Dimensões: Alt. c. 23,5 cm


Graças à pesquisa efectuada no acervo do MCS-CDMJA, cuja colaboração agradecemos, ficámos a saber que a jarra aparece referenciada sob o nº 29 nas tabelas de preços de faianças decorativas de 1941 e 1945, onde é designada como «Jarra caçadores em relevo nº 4» s/ouro, nas de 1951 e 1961«Jarra caçadores, em relevo» onde já nos aprece mencionada com ou sem ouro e na de1958 aparece apenas como «Jarra caçadores» c/pinturas especiais. O número 29 aparece igualmente associado ao formato representado no catálogo, de traço ingénuo desenhado à mão, de jarras da FLS, de c. 1930, que também ilustramos, que tem a particularidade das figuras aparecerem posicionadas no sentido contrário.


Foi este modelo e cor fonte de inspiração para a capa da tabela de preços de 1941. E, curiosamente, essa ilustração, recortada e colada, foi utilizada para compor a capa da nova tabela de preços de 1945.


Todavia, o documento que mais nos intriga é a fotografia a preto e branco, de 1941, que apresenta no verso a indicação: “Enquiry from: Cape Town”. Que quererá isto dizer? Houve um inquérito na Cidade do Cabo a propósito desta jarra? Com que propósito? O carimbo oval Made in Portugal remete-nos para a possibilidade da sua exportação. Terá sido uma prospeção de mercado?


As semelhanças com a célebre jarra de René Lalique são óbvias e têm sido várias vezes referidas. Encontramos, ainda, similitudes com alguns baixos-relevos ou pinturas egípcios. Embora as representações de archeiros egípcios que conhecemos nos apareçam de pé, como os caçadores representados na jarra de Lalique, a pose hierática, simplificada e sequencial das figuras da jarra de Sacavém, embora ajoelhadas em diferentes posições remetem para a arte egípcia. Note-se que cada uma das figuras, nuas ou quase, para além da diferenciação na pose, apresentam diversas características rácicas e diríamos também culturais, insinuando pertencerem a povos distintos. Também as aves são ligeiramente diferentes no desenho.


Das várias versões cromáticas da jarra que possuímos esta é a mais elegante, e faz, certamente, parte “da época boa” da produção inicial Art Déco da fábrica a que já aludimos, como nos indicia o nº 52 inscrito na pasta e o carimbo de exportação. É ligeiramente mais pequena que as outras, sendo o relevo das figuras mais evidente e pormenorizado, o que, associado à intensa cor quente e mate contribui para lhe dar uma presença notável.



4 comentários:

CMP* disse...

Olá AM-JVM,

excelente artigo.
Esta versão monocromática laranja, é sem dúvida muito mais interessante do que a mais vulgar, branca com pintura a ouro.

Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Muito obrigado pelo elogio. Curioso o seu comentário, já que, simultaneamente, estávamos a preparar os posts relativos às outras duas versões que possuímos de modo a fazer ressaltar, ainda mais, essa evidência.
Cumprimentos

Paulo Varanda disse...

Há ainda outra, branco marfim com as figuras de cores várias

AM-JMV disse...

Olá Paulo,

Para além das cores que referimos, conhecemos também essa e outra verde-água. Não o referimos porque MAFLS já o diz e em dado momento remetemos para o seu blogue. Estamos em crer que também existirá uma versão castanho-mel, a avaliar por outros modelos coetâneos que haveremos de postar. Se entretanto tiver conhecimento de mais alguma versão cromática, agradecemos que nos diga. É mais informação que se acumula. Muito obrigado.
Cumprimentos