sábado, 14 de julho de 2012

Jarra Arte Nova da Ernst Wahliss, em Turn - Viena



Jarra de faiança moldada, “amolgada” na parte superior, conferindo-lhe um aspecto trilobado e orgânico dentro da gramática Arte Nova. Sobre o fundo branco, caem cachos de flores numa explosão de cores. O bocal ondeado a azul claro é debruado a preto. Na base, carimbo preto estampado, com brasão coroado onde se lê Turn – Vienna e (mal) EW sobrepujando Made in Austria (marca de 1899-1918). Inscrito na pasta, à mão, 4730 e 1 invertido (?). Pintado à mão 20 e 7.3012 sobre 8 (?)
Data: c. 1910
Dimensões: Alt. 18 cm

Exemplar sem continuidade nas nossas colecções, esta jarra foi adquirida pela filiação da sua decoração aos trabalhos de Powolny que, infelizmente, não possuímos por nunca termos encontrado um acessível às nossas bolsas. E a influência dos fundos florais de Klimt, cujos 150 anos do seu nascimento se comemoram hoje, também não lhe são alheios. Contudo, os motivos florais inserem-se numa transição de gostos, em que a Arte Nova timidamente vai cedendo lugar a uma outra linguagem estética, cujo processo de depuração dará origem à Art Déco, mais estilizada e geometrizada.


Em 1863 Ernst Wahliss funda um negócio de venda a retalho de porcelanas em Trnovany, na actual República Checa. À época, como parte integrante do Império Austro-Húngaro, conhecida por Turn-Teplitz, Boémia. Tinha lojas de venda de porcelana da Boémia em Londres e em Viena.

Em 1894 Wahliss compra a Imperial e Real Fábrica de Porcelana de Alfred Stellmacher que havia sido fundada em 1859.

Dois anos após a sua morte, em 1900, os seus dois filhos Hans e Erich, compraram 600 moldes originais da extinta Manufactura de Porcelana Imperial e Real de Viena, dando início a uma série de reproduções da célebre porcelana vienense, acabando, em 1905, por nomear a empresa Porcelana Alexandra - Ernst Wahliss, que, a partir de 1910, se dedicaria, sobretudo, à produção de objectos de faiança, e haveria de ficar célebre pela criação de modelos originais.

Em 1921 a fábrica foi incorporada na União das Porcelanas, Fábrica de Porcelana Unida AG, que em 1927 haveria de se juntar à associação EPIAG. Em 1934 todas as unidades fabris foram fechadas. Ver mais detalhes aqui.



Sem comentários: