terça-feira, 22 de maio de 2012

Pote art déco com pássaros de Fritz Klee – Hutschenreuther - Alemanha



Pote de porcelana moldada branca, com decoração a ouro, concebida pelo Prof. Fritz Klee numa gramática já Art Déco. No bojo, faixa com composição gráfica de folhagem a ouro sobre a qual se destacam quatro pássaros de espécies distintas. Tampa com pega em forma de pássaro. Carimbo estampado na base, a verde, Entwurf Professor Fritz Klee Direktor der Fachschule Selb, seguido de outro carimbo a verde com “LHS”, sob leão, seguido de novo carimbo a verde comLorenz Hutschenreuther A.G. Selb Abteilung für Kunst” (marca de 1919-1928). Modelo nº 46.
Data: c. 1927
Dimensões: alt. 29 cm x diam. base 8,5 cm

A estatuária animalista e o desenho quase científico das peças figurativas concebidas por este mestre fizeram escola. No caso da presente peça, referenciado na página 16 do catálogo da fábrica, de 1927, como modelo nº 046/1, apesar da simplificação de formas, os passeriformes, de perfil e delineados de forma rigorosa, são facilmente identificáveis enquanto espécies diferentes.


Nascido em Würzburg, Alemanha, o professor Fritz Klee, (1876-1976) é considerado como um dos pioneiros da produção moderna de porcelana. Estudou arquitectura na Universidade Técnica de Munique, em cuja câmara haveria de trabalhar entre 1904 e 1908.

Antes, na viragem do século, havia feito cartazes e ilustrações para livros, e nos tempos livres ia desenhando objectos decorativos para grés, porcelana e prata, assim como vitrais e mosaicos.

Em 1908 participa na exposição artes e ofícios de Munique, ano em que foi nomeado fundador e director da Real Escola de Porcelana Industrial da Baviera, em Selb, cuja abertura oficial se deu em 1 de Abril do ano seguinte. Pelo seu excelente trabalho seria nomeado, em 1911, Real Professor pelo governo da Baviera.

Fritz Klee projectou o pavilhão alemão da Exposição Mundial de Bruxelas de 1910.

Em 1912 tornou-se membro da Werkbund alemã, ano em que também desenhou o pavilhão da Rosenthal para a Bayerischen Gewerbeschau, de Munique.

Em 1914, dadas as instalações da escola serem acanhadas, a Câmara Municipal decidiu aumentá-las, após discussões prévias com o Departamento de Estado. Contudo, a Grande Guerra impediu a concretização imediata das obras que só se iniciariam em 1919, segundo projecto de Fritz Klee inaugurado em 1921.

A escola formava profissionais criativos, com competências práticas e técnicas capazes de satisfazer a indústria local de porcelana, tanto utilitária como decorativa, com novas formas e desenhos desenvolvidos sob a estrita supervisão de Klee. Professor rigoroso e autoritário, de grande carisma, impôs novos pontos de vista profissionais e artísticos.

Várias fábricas de porcelana, caso da Hutschenreuther, Zeh Scherzer & Co., Paul Müller, Heinrich & Co. etc. produziram muitos objectos concebidos por este artista e seus alunos. Modelos considerados de bom gosto, com alma, de fabrico tecnicamente viável e vendáveis. Aliás, foi dele a ideia e concepção, em 1919, do leão da marca da Hutschenreuther.

As crescentes dificuldades com os nazis levam-no a abandonar a escola em 1939, ano em que se reforma e se instala em Estugarda onde morre em 1976, com 100 anos de idade.



Sem comentários: