quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cercadura (friso) de azulejos Arte Nova “Tulipas” - Sacavém

A propósito da exposição «A Arte Nova nos Azulejos em Portugal: Colecção de Feliciano David e Graciete Rodrigues», a inaugurar amanhã no Museu da Fábrica de Loiça de Sacavém, pelas 19 horas, e em jeito de divulgação e de homenagem aos coleccionadores, apresentamos um conjunto azulejar dentro desse estilo. A exposição estará patente ao público até 31 de Janeiro de 2013.


Trata-se de parte de cercadura ou friso de painel ornamental de azulejos de pó de pedra (5x1), com composição floral de tulipas de gramática Arte Nova. O motivo foi previamente estampado a castanho, sobre fundo branco, e depois com acabamento final pintado à mão policromo (verde, amarelo e encarnado), aplicado nas flores. Base estriada, sem marca.
Data: c. 1910
Dimensões: 15 cm x 15 cm (cada azulejo)

Este modelo, sobretudo na sua versão estampada monocromática a verde (veja-se a fotografia tirada numa entrada de prédio lisboeta), é, por enquanto, relativamente comum, quer como cercadura em fachadas e átrios quer como friso em entablamentos.


2 comentários:

Sandra Pena disse...

Partilhei a informação no Face, espero que não fiquem aborrecidos, aliás é difícil de não partilhar muita coisa deste bolo Blogue! :-)
Boa semana.

AM-JMV disse...

Não ficamos aborrecidos. O nosso propósito é mesmo partilhar informação. Obrigado pela generosidade. Havemos, um dia destes, de pôr o próprio blogue no Face.
Uma boa semana também.