quarta-feira, 9 de maio de 2012

Azulejo de padrão Arte Nova relevado - Sacavém



Azulejo de padrão relevado, de pó-de-pedra com composição Arte Nova de motivos vegetalistas estilizados. Trata-se de um modelo produzido pela Fábrica de Loiça de Sacavém, por volta de 1910, mas cuja produção se manteve até, pelo menos, aos inícios dos anos 30. No tardoz estriado, inscrito na pasta SACAVÉM.
Data: c. 1910
Dimensões: 15,2 cm x 15,2 cm

Curiosamente este azulejo foi comprado na Alemanha com a indicação de que se tratava de uma réplica de um modelo alemão criado, por volta de 1900, pela fábrica NSTG, Norddeutsche Steingutfabrik, em Grohn – Vegesack. De facto, apresenta fortes afinidades com a produção Jugendstil e da referida fábrica, mas não nos foi possível confirmar a informação. Aliás, a primeira vez que o vimos pensámos em Peter Behrens, como haveremos de mostrar.

No entanto, e isso para nós é muito mais interessante, embora de linguagem claramente Arte Nova, este azulejo, como tantos outros produzidos pela Fábrica de Loiça de Sacavém, sejam eles réplicas de produções estrangeiras (sobretudo inglesas e alemãs) ou de criação nacional (haverá alguma), continuaram a ser aplicados até à década de 1930, pelo menos. Foi o caso deste azulejo que, por sorte, encontrámos aplicado no vestíbulo de um edifício em Lisboa cuja fachada era de gramática art déco-modernista e todo o interior ainda remetendo para o fim-de-século. Igualmente interessante é que o revestimento azulejar, que aqui se mostra, remete para a utilização deste tipo de azulejo de padrão relevado ser aplicado à maneira alemã, quer em revestimentos parietais quer em aquecedores por volta de 1900.


Sem comentários: