domingo, 1 de abril de 2012

Serviço de chá art déco com flores – Vista Alegre



Peças de dois serviços de modelos distintos, de porcelana moldada e relevada, de linhas art déco modernistas, de cor creme com decoração de hastes floridas cinza, laranja e apontamentos a preto. As asas do bule e leiteira, em semicírculo, são exteriormente a prata, tendo o primeiro uma pega, igualmente a prata, composta por três elementos verticais cilíndricos justapostos, sendo o central mais elevado. As pegas das chávenas, que pertencem a outro serviço de modelo diferente, são quadrangulares e fechadas, têm filete a prata, que se encontra, igualmente no bordo de todas as peças. Na base das diferentes peças, carimbo verde V.A. Portugal (Marca 31: 1924-1947). No bule e na leiteira, inscrito na pasta, à mão, o número 175, e nas chávenas um X irregular. Os pires das chávenas apresentam numeração diferente impressa na pasta: 4 e 6 ou 9.
Data: posterior a 1935
Dimensões: Várias

São peças soltas que esperamos vir um dia a encontrar as que faltam. Quanto ao design, apesar de formalmente insinuarem funcionalidade, sublinhe-se a desadequação da forma à função. O bule chega mesmo a oferecer perigo a quem o utiliza. 




O bule, leiteira e pires desirmanado, pertencerão a um modelo importado, se a memória não nos falha, de França, dado nos termos em tempos cruzado com um exemplar à venda numa leiloeira em Paris, cuja marca não recordamos, mas aqui deixamos imagem de um outro idêntico que retirámos também de um leilão em França, disponivel online (pág. 42 do catálogo da TAJAN - leilão realizado em 10 de Outubro de 2007), sem indicação de marca. Quanto ao modelo das chávenas, teremos ocasião de falar dele num post futuro.

Todavia, a designação atribuída pela fábrica portuguesa de formato «Bremen»,  para o bule e leiteira, conforme surge no catálogo de serviços «Porcelanas Portuguesas Vista Alegre. Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, Lda», posterior a 1947, parece revelar uma muito provável origem alemã.


Agradecemos o comentário atento de CMP que não deixou passar a nossa desatenção.  

8 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
este modelo de chávena não pertence a este serviço, isso explica o facto de os pires serem diferentes e de o formato da chávena nada ter a ver com o resto. O serviço a que pertencem estas chávenas é bastante mais geometrizado, as pegas são compactas e no bule e leiteira são vazadas, ainda que bastante angulosas. Ou a fábrica decidiu misturar peças de vários formatos num só serviço, ou, o mais provável, aplicou a mesma decoração em vários serviços e as vossas peças estão misturadas.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Tem toda a razão. Foi por lapso da nossa parte que não fizemos distinção entre os dois serviços. Tanto mais que temos o serviço que refere completo, com outra decoração, que haveremos de postar daqui a uns tempos, quando chegar a altura. Depois compreenderá porquê. Agradecemos a atenção e a "repreensão" :) e aproveitamos para introduzir uma nova imagem deste serviço na versão francesa (?) no post. No entanto, temos um serviço completo VA, cujo açucareiro e manteigueira parecem ser de modelo diferente das demais peças e que foi, à época, assim vendido. Também o haverenmos de postar um dia destes, levantando estas questões.
Cumprimentos

Anónimo disse...

whats up modernaumaoutranemtanto.blogspot.com admin found your website via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your website http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer most cost effective backlink service Take care. Jason

AM-JMV disse...

Hello Jason,
Welcome to our blog. Thanks for your information, but we have enough visitors (we don't have time for more).
Kind regards

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
não era de todo uma "repreensão" ;-)
Mas se assim for, espero que me "repreendam" sempre que vos apetecer.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Sabe que as suas "repreensões" são importantes para nós. A si não a podemos "repreender" porque não cometeu falha alguma, pelo menos que tivessenmos reparado, claro ;)
"Repreenda" sempre que achar que o deve fazer.
Cumprimentos

CMP* disse...

Só agora reparei,
afinal era dia de mentiras!!!
:-P

Anónimo disse...

ils accusaient probablement or minier http://arkicho.tumblr.com