sábado, 9 de fevereiro de 2013

Par Romântico 2 - La Maîtrise (Limoges?)




Na sequência do post de ontem, hoje apresentamos uma outra versão da mesma série, também um casal romântico, abraçado e de faces encostadas. As carnações das duas figuras são ligeiramente rosadas. A figura masculina, de barba e cabelo castanho, veste casaca cor de mel e gola preta, sobre calças amarelo-pálido, trazendo na cabeça chapéu alto rosa-velho, da cor do cabelo, barba e bigode. A mulher de vestido com ampla saia rodada, cor-de-rosa claro e barra branca, sobre o qual cai um xaile branco, com franjas pretas depois de uma linha azul forte, cujo centro é ricamente decorado por elementos estilizados vegetalistas profusamente coloridos e pintados à mão. Na cabeça, touca igualmente da cor das calças do homem atada ao pescoço com fita da mesma cor do chapéu masculino. Interior vazado. No fundo da base, no bordo, carimbo verde La Maitrise.
Data: c.1925
Dimensões: Alt. 27 cm x comp. 23 cm x larg. 16 cm



O mesmo recato da figura feminina e igual ar protector do dandy. Ambos numa atitude mais familiar, em que também ela o abraça, como se nos tivessem sido apresentadas duas fases de um relacionamento. Naquela o cortejar e nesta segunda já casados. 


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Par Romântico 1 - La Maîtrise (Limoges?)




Estatueta de porcelana branca moldada e policromada, em forma de par galante oitocentista (c.1840- c.1860), numa reinterpretação estilizada ao gosto art déco. As carnações das duas figuras são ligeiramente rosadas. A figura masculina, de barba e cabelo mel, da mesma cor das calças, veste casaca cinzenta e abraça, a figura feminina, que beija na face, trazendo chapéu alto na mão esquerda pendente. A mulher apresenta uma ampla saia rodada, com flores coloridas, rematada com dois grandes folhos brancos. Blusa verde-claro com punhos azul forte. Por cima do conjunto, um xaile de renda branco. Na cabeça, touca igualmente verde com flor de pétalas brancas contornadas a rosa, atada ao pescoço com fita azul forte que se desenvolve num laço. Interior vazado. No fundo da base, no bordo, carimbo verde La Maitrise.
Data: c.1925
Dimensões: alt. c. 25 cm x comp. c. 25 cm x larg. 19 cm


Trata-se de uma produção provavelmente de Limoges para La Maîtrise, o atelier de arte das Galerias Lafayette, em Paris, de que já tivemos oportunidade de dar notícia
Decidimo-nos a postar esta peça hoje, depois de termos visto o filme «Lincoln» recentemente estreado. Uma lição de história, bem contada, e melhor representada, certamente destinada aos alunos americanos. Enquanto cinema, enfim …



Relegada aos trabalhos domésticos e educação dos filhos, a função social da mulher de condição limitava-a ao papel de esposa e mãe. Em consonância, a moda feminina de meados de Oitocentos era bem o sinal de um tempo em que às mulheres era elidida a sexualidade e negados os direitos. Veja-se, nesta estatueta, como num tempo de libertação da mulher, nos loucos anos 20, se revisitava ironicamente o puritanismo de uma outra época que corresponderia à juventude das avós.
A figura submissa da mulher, protegida pelo galante dandy, traz uma ampla saia que pousa sobre uma armação de modo a acentuar o seu rodado, salientando, por contraste, a estreiteza do busto. A cabeça tapada por uma touca e um xaile sobre os ombros realçavam o recato que a mulher deveria ter. Todos os movimentos naturais do corpo ficavam condicionados quer pela rigidez da saia quer pelo espartilho que lhe impedia a respiração. Quantos desmaios não encontramos na literatura da época, transformados em condição de elegância feminina, quando não passavam de falta de oxigenação do sangue …


Em relação ao filme, à moda e aos desmaios, já agora, e por contraste, veja-se o incomparável «E tudo o vento levou». Está lá tudo, em palavras e imagens. E viva o Cinema e Scarlett O’Hara!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Ampara-livros art déco com três passarinhos – Sacavém





 Parte de um ampara-livros estilizado de gramática art déco, de faiança moldada, branca com realces a ouro, em forma de livro encadernado a que encosta, perpendicularmente e na vertical, uma peça em dois degraus, sobre a qual estão poisados três passarinhos (dois adultos e uma cria), que se apoia num pé saliente horizontal de forma irregular. Filetes a ouro nas penas, bicos e olhos das aves, assim como na lombada e nos degraus. Lateral do pé e folhas do livro também a ouro. No fundo da base carimbos verde «Gilman e Ctª Sacavém Portugal» e «X». Inscrito na pasta, à mão, 585.
Data: c. 1945-1951
Dimensões: Alt. 12,5 cm x comp. 13,5 cm x larg. 7,5 cm



Infelizmente possuímos apenas uma das partes deste curioso ampara-livros art déco que será de produção tardia, posterior a 1945, dado só nos aparecer referido na Tabela de Faianças Decorativas da Fábrica de Loiça de Sacavém, de 1951, sob o nº 585, com a designação «Ampara livros ftº pintos». De «pintos» terá o nome, porque na verdade são dois passarinhos com respectiva cria em atitude de pedir comida.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jarra colo de cisne preto e branco Aleluia-Aveiro





Como a falta de tempo não nos tem deixado espaço suficiente para outros voos, limitamo-nos a apresentar uma variante cromática da jarra postada em 11 de Dezembro de 2011. Neste caso, e essa será a grande diferença, o cor-de-laranja da versão então exposta é agora substituído pela cor preta, sendo em tudo o mais idêntico. No fundo da base, carimbos a castanho Aleluia-Aveiro e Fabricado Portugal, inscrito num rectângulo, e, pintado à mão, a ouro, 752 A.
Data: c. 1955
Dimensões: alt. c. 33 cm x larg. c. 20 cm


O modelo de hoje será o primeiro da série 752, já que acompanhado da letra A, e o anterior será o segundo dessa mesma série dado portar a letra B, como temos vindo a observar em relação a outras peças produzidas pela Aleluia-Aveiro.