quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Jarra cabaça azul com guarnição de metal Paul Milet - Sèvres


O modelo de jarra em forma de cabaça canelada que hoje postamos já aqui foi apresentado em 14 de janeiro de 2012. A diferença passa pela cor, neste exemplar simulando crisocola, a azul-ultramarino e a amarelo, como palhetas de ouro, dando cambiantes esverdeados, e pelos motivos decorativos da guarnição de metal (bronze?), igualmente art déco, formando anel cintando o bocal de onde pendem três conchas ou palmetas classicizantes que intercalam com igual número de cadeias geométricas formadas por trapézios escalonados. No fundo da base, carimbo circular pontilhado envolvendo «MP» «Sèvres» e, pintado à mão, «V».
Data: c. 1920-25
Dimensões: alt. 15 x larg. 11,5cm


Numa colecção, a constituição de séries permite compreender como um mesmo elemento decorativo (neste caso a cadeia geométrica formada por trapézios escalonados), repetido em contextos e associações diferentes, dá origem a novas composições decorativas.

A guarnição metálica, mais uma vez, contribui para enobrecer a cerâmica, numa continuação das tendências decorativas do Barroco, neste caso para enfatizar a estética art déco da época pouco evidente na forma desta jarra que remete para modelos orientais.



Sem comentários: