quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Caixa art déco modelo 25-A – Aleluia-Aveiro


Postado este modelo em 30 de Agosto de 2014 com a decoração «E», finalmente mostramos o 25-A, ou seja um exemplar com a primeira decoração da série, a que consta ilustrada no Catálogo de loiças decorativas de inícios da década de 40.

Como a descrição formal nos ajuda a sistematizar as nossas próprias fichas de inventariação, pois que voltamos repetir parte do que anteriormente foi escrito sobre o modelo.


Caixa art déco de faiança moldada e relevada, oitavada, com as faces menores, côncavas, de cor creme, decoradas com motivos florais estilizados em tons de castanho e preto, com a última a delinear os motivos, estampilhados e pintados á mão, que pendem a partir da tampa. Nas faces mais largas, a preto, sobressaem “contrafortes” embutidos que elevam a caixa e formam os quatro pés, de cor creme com haste floral estilizada mas cores referidas. Na tampa, ao centro, eleva-se uma estrutura cruciforme escalonada em que assenta a pega tronco-piramidal. Espelhos a preto e topos acastanhados. No fundo da base, pintado à mão, a preto, «Aleluia – Aveiro». Pintado à mão «A» e, inscrito na pasta, «25» (embora a leitura do 2 seja ambígua).
Data: c. 1935-45
Dimensões: Larg. 10,6 cm x 10,6cm x alt. c. 9 cm


A composição floral que, partindo da tampa, pende nas quatro faces estreitas e côncavas apresenta um grafismo curvilíneo nos caules que remete ainda para uma estética Arte Nova, embora as cores planas e a geometrização das flores, tal como a forma arquitectónica do modelo, estejam inequivocamente associados à contemporaneidade do Art Déco. A reminiscência de uma tradição popular presente no desenho do ramo floral que se repete em cada um dos quatro pés salientes também aponta no mesmo sentido.

Em nossa opinião será uma das formas mais originais produzidas pela Aleluia-Aveiro, e mesmo de toda a produção nacional art déco, por enquanto, pelo menos, sem paralelismo que conheçamos no contexto internacional.


Sem comentários: