quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tigre com presa art déco - Sacavém



Quando em 10 de Setembro de 2012 postámos uma série de esculturas animalistas demos nota também sobre este modelo concebido pelo escultor inglês John R. Skeaping (1901-1980) e dos diversos animais, desenhados em 1926, que propôs à fábrica de Wedgwood, cuja imagem do catálogo aqui apresentamos. A figura de cerâmica era originalmente complementada por soco de madeira, característica, aliás, comum a outras peças do período art déco, casos de jarras, caixas, etc, que assim ganhavam maior destaque ou outra dignidade. Tais bases suplementares tanto podiam ser de desenho contemporâneo, de linhas rectílineas, como é o caso, como ser peanhas chinesas.


Trata-se de um tigre com presa, escultura do bestiário de Skeaping, (intitulada «Tiger and buck») produzida pela Fábrica de Loiça de Sacavém. Peça de faiança moldada, ao gosto art déco, esmaltada a cor marfim amarelado, craquelé. O animal, em movimento sobre um soco paralelepipédico, arrasta com a boca a carcaça de um bode. No fundo da base, carimbo azul, «Gilman & Ctª – Sacavém» sobrepujando «Made in Portugal». Inscrito na pasta 52C.
Data: c. 1930-35
Dimensões: Comp. 34,3 cm x 9,4 cm


4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma peça semelhante adquirida na cidade de Londres circ 30 anos...!!!Tras próximo a cauda(sobre a base) assinatura do autor, bem como referencias Weedwood.

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
O seu comentário vem reforçar o nosso texto. Ainda bem que a trouxe para Portugal. Seria interessante um dia reunir numa exposição os mesmos modelos de diferentes proveniências. Obrigado pela partilha.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Tenho uma peça semelhante adquirida em Portugal no Alentejo mas sem qualquer selo na base. Está impecável. Obrigado pela vossa partilha de informação, ficamos todos mais "ricos"!

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Se quiser partilhar connosco imagem da peça que comprou no Alentejo, ou, pelo menos, dizer-nos a cor, poderemos, talvez, ajudá-lo a datar o ser exemplar.
Obrigado por nos seguir.
Cumprimentos