sábado, 2 de novembro de 2013

Tigelas art déco decor 1009 - Sacavém


Duas tigelas de faiança moldada da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS) com formas e dimensões distintas mas de decoração idêntica. Em ambas, sobre o fundo branco, o motivo decorativo é estampilhado e pintado a aerógrafo, com composição vegetalista estilizada, ao gosto art déco, representando uma sequência, em friso, de amoras maduras, a azul muito escuro, com folhas verdes. O desenho é claramente delineado pelo recorte da estampilha, com cores planas bem evidenciadas, em contraste com o bordo aerografado a azul-claro que, em esfumado, se sobrepõe parcialmente ao friso decorativo.
Data: c. 1930 - 40


A mais pequena (alt. 5,6 cm x Ø 9 cm) apresenta forma de calote esférica assente em pequeno pé contracurvado, correspondente ao “formato francês. No fundo da base carimbos a verde «Gilman e Ctª Sacavém Portugal», «1009» e «I»(?).

A de maiores dimensões (alt. 9,7 cm x Ø 20 cm), apresenta bojo em calote tendencialmente esférica, abatida, assente em pé contracurvado. No fundo da base carimbo verde «Gilman e Ctª Sacavém Portugal». «1009» e «E». Inscrito na pasta «4’» (?) e mais caracteres ilegíveis.


Segundo o verbete da FLS que se ilustra, cedido amavelmente pelo Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), trata-se da decoração «nº 1009 para tijelas e tijelões com ou sem tampa».

Sem comentários: