sábado, 6 de abril de 2013

Jarro art déco – Vista Alegre - Portugal





Jarro de porcelana moldada art déco de vertente modernista, de cor branca com parte saliente do bojo, interior da asa e bordo a cor-de-laranja forte aplicado a aerógrafo. No fundo da base, carimbo verde V.A. Portugal - Marca nº 31 (1924-1947) e, inscrito na pasta, à mão, 2215.
Data: c. 1935
Dimensões: Alt. 16,1 cm






Aproveitámos para postar esta peça portuguesa na sequência do post anterior, dado tratar-se de uma peça funcionalista claramente inspirada no modelo 3287, criado pela designer Eva Stricker-Zeisel, para a Fábrica Schramberg, c. 1929-30, que ilustramos. 


Judia, tal como Margarete Heymann-Marks, e perseguida pelos totalitarismos da época (leia-se um pouco da sua biografia no que escrevemos a 18 de Julho de 2012), foi igualmente importante no design alemão da República de Weimar e uma grande divulgadora, a nível mundial, dos ideais da Bauhaus.

O Portugal de então não ficou também imune à influência das suas criações. Já não é a primeira vez que referimos esta ceramista a propósito de peças de produção nacional, no caso, associada a Sacavém.Como se vai vendo, é a Alemanha uma das grandes fontes de inspiração da produção nacional, pelo menos ao nível das chamadas artes decorativas. Provavelmente mais importante até que as influências francesas e inglesas de que tanto se fala.

É interessante relembrar que, enquanto os nazis consideravam a sua obra como “degenerada”, por cá, num assomo de “modernidade”, em pleno regime salazarista, era um modelo a seguir. Contradições de uma sociedade que resume a modernidade a um tique sem lhe apreender o conteúdo. Não estamos a falar de hoje, estamos a escrever sobre os anos 30, claro!

Sem comentários: