domingo, 21 de abril de 2013

Dois cache-pots art déco com motivo de “Galeão” – Aleluia-Aveiro



Em 14 de Fevereiro e 6 de Junho de 2012 apresentámos este mesmo modelo de cache-pot cúbico, de faiança moldada, assente sobre quatro pés em forma de bola achatada, na versão mais pequena, com duas decorações diferentes, uma com motivo de cactos, outra com motivo de corças respectivamente.


Hoje trazemos uma outra decoração igualmente estampilhada e estilizada ao gosto art déco, aplicada em duas peças de tamanhos distintos. O motivo, a silhueta de um galeão, de velas enfunadas, sobre ondas encrespadas, recortado sobre céu coberto de núvens, repete-se nas 4 faces. Cada um dos lados é enquadrado por filetes pretos que definem os ângulos das peças. Embora ambas sejam pintadas em tons de castanho, cinzentos e preto sobre fundo creme, existem algumas diferenças tonais, sendo o exemplar pequeno mais claro.
No fundo da base do de menores dimensões, a preto, carimbos Aleluia - Aveiro e, inscrito num rectângulo, Fabricado em Portugal. Pintado à mão F
No maior, igualmente a preto, carimbos Aleluia - Aveiro e Made in Portugal - Hand Painted. Pintado à mão 44-B
Só o tamanho maior aparece ilustrado no catálogo de louças decorativas das Fábricas Aleluia- Aveiro, de inícios dos anos 40, identificado como modelo Nº 44 – B, embora referido como tendo 17 cm de altura.
Data: c. 1935-45
Dimensões (pequeno): 9 cm x 9 cm (pés + 2 cm)
Dimensões (grande): 16 cm x 16 cm (pés + 2,5 cm)




Em nossa opinião, o desenho reflecte alguma influência do ceramista francês Lallement, sobretudo ao nível do tratamento gráfico das nuvens, muito estilizadas, como contraponto ao tratamento algo barroco das vagas.


Sem comentários: