sábado, 5 de janeiro de 2013

Jarra art déco com rosas – Sacavém




Jarra art déco de faiança moldada, em forma de balaústre, de cor branca com decoração estampilhada e estilizada de três grandes rosas abertas e em botão a encarnado-alaranjado e folhas a ouro aplicadas sobre o vidrado. Bocal realçado a ouro. No fundo da base carimbo verde Gilman & Ctª – Sacavém.
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. c. 25,5 cm


A decoração desta jarra é um exemplo feliz da longa influência que as rosas de Mackintosh exerceram um pouco por toda a parte durante o período Art Déco. Neste exemplo, as flores adquirem uma fulgurante presença que domina a forma quase que a anulando. Sensação reforçada pelos reflexos metálicos do ouro. As flores flutuam no vazio.


Infelizmente esta técnica de aplicar a decoração sobre o vidrado, que a Fábrica de Loiça de Sacavém tanto utilizou, tem a particularidade de, com o tempo e o uso, levar ao desgaste do ouro e à queda dos esmaltes coloridos, como aqui é bem evidente e como também se pode observar no friso de azulejos Arte Nova, publicado em 17 de Maio de 2012, ou na jarra igualmente art déco de 14 de Dezembro de 2011.


Um mesmo modelo, com decoração art déco diferente e em melhor estado de conservação, que aqui mostramos, integra as colecções do Museu Nacional do Azulejo (MNAz).

Sem comentários: