sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Escultura art déco «Falcão» - Hutschenreuther - Alemanha




Peça escultórica de porcelana moldada e relevada, de cor branca, representando um falcão descansando em pilarete cilíndrico sobre pé dodecagonal pouco espesso e muito pronunciado. Olhos, bico e a única pata visível a ouro, assim como o filete que circunda a base do pilarete e a faixa que remata a parte superior do pé. No fundo da base, carimbos verdes ovais, com Leão e L. H. S., e Lorenz Hutschenreuther, A. G. Selb § Abteilung für Kunst, e, inscrito na pasta, «18».
Data: c 1927 (carimbo 1919-c.1928)
Dimensões: alt. c. 28,5 cm


Trata-se do modelo nº 184 da autoria do Prof. Wilhelm Krieger. O naturalismo da escultura é mitigado pela simplificação e depuração das formas que remetem para uma estética moderna acentuada pela desornamentação do pilarete e do pé, de gosto art déco. Este distanciamento ao naturalismo é sublinhado pela ausência de cor e pelos contidos apontamentos a ouro. De qualquer modo, na atitude solitária e altiva do predador, em consonância com o despojamento do suporte, ecoam ecos de um simbolismo ainda não de todo esquecido. 

 
Wilhelm Siegmund Anton Louis Krieger (1877 - 1945) foi um escultor alemão. Em 1912 casou-se com a professora de arte e ceramista Emilie Butters (1879-1962).
Tendo frequentado a escola de arte de Munique, onde estudava pintura de paisagem, que abandonou, desde o início do século XX começou a praticar escultura enquanto autodidacta.
Começou, então, a dedicar-se à escultura animalista, no início muito inspirada pela gramática Art Nouveau, ganhando depois contornos mais estilizados, que produziu em bronze, pedra e cerâmica.
Enquanto membro das Vereinigten Werkstätten für Kunst im Handwerk, da Münchner Werkstätt, que integrou a fundação do Deutsche Werkbund de que já falámos, Krieger vai, em parceria com a escultora Jena Martha Bergemann Konitzer (1874-1955), conceber porcelana de mesa que será produzida pela fábrica Rosenthal, que a levou à Primeira Exposição Internacional de Arte Decorativa Moderna, realizada em Turim, em 1902. No mesmo ano participa na Exposição Nacional de Arte Alemã, em Dusseldorf.
Participou depois em diversas outras exposições, como na Secessão de Munique, em 1907, e antes da Primeira Guerra Mundial, em 1914, na Grande Exposição de Arte de Berlim.
Concebeu trabalhos para os departamentos de arte de várias fábricas de porcelana, como por exemplo Heubach ou Hutschenreuther, tendo colaborado nesta última com o Prof. Fritz Klee de quem já também apresentámos peças.
Em 1927, recebe o título de professor honorário dado pelo Ministério da Cultura da Baviera. Continuou a expor, sobretudo na Haus der Kunst, de Munique, até ao ano que antecedeu a sua morte. 

Sem comentários: