domingo, 21 de outubro de 2012

Escultura art déco «Figura de cegonha» - Sacavém




Estatueta de faiança moldada, relevada e craquelé, de cor marfim mate sublinhada por apontamentos a ouro, representando, de forma estilizada, ao gosto art déco, uma cegonha de pé pousada entre vegetação sobre um rochedo cubizante. A forma geral da peça remete para um cone que tivesse sido esculpido. No fundo da base, carimbo azul Gilman & Cta – Sacavém e Made in Portugal. São bem visíveis as marcas da trempe.
Data: c. 1940-45
Dimensões: Alt. c. 19,2 cm x Ø base 7,7 cm



Objecto decorativo sem grande fôlego, lembra as cegonhas que encimam certos bolos de baptizado, como era corrente há alguns anos.

A autoria será possivelmente de “Dina” como parece indiciar a lacónica informação que acompanha a fotografia do exemplar policromo do catálogo da exposição de 2008, «Porta aberta às memórias», vol. 2, pág. 134, que está assinado. Quanto ao gesso desta peça, retratado no catálogo «Porta aberta às memórias», 2ª edição, (2009), pág. 95, actualmente integra o acervo das colecções do Museu de Cerâmica de Sacavém. Curiosamente, estas peças apareceram identificadas como sendo pelicanos.
 
 
O exemplar monocromo de grés, vidrado a verde, e que MAFLS nos deu a conhecer, sendo mais tardio, é de menores dimensões que o que apresentamos, situação comum às reedições que a Fábrica de Loiça de Sacavém fez nos anos 80.

Como já MAFLS havia referido, esta escultura corresponderá à designação «Figura de Cegonha», com o nº 382, que aparece nas tabelas de preços de «Loiças decorativas em faiança» de 1945 e de 1951. Já não aparece referenciada na tabela de 1960.
 

Sem comentários: