sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Base de candeeiro art déco com cravos Aleluia - Aveiro


Peça de cerâmica moldada, em forma de pote coberto (como se de um recipiente bojudo com tampa se tratasse), de cor de fundo creme com decoração estampilhada manual, a preto, castanhos e amarelo, onde se destaca a sucessão de grandes cravos estilizados. No fundo da base, pintados à mão, a preto, Aleluia – Aveiro e G.
Data: c. 1935-45
Dimensões: Alt. 20 cm (c. 23 cm com a parte metálica)


Trata-se do modelo nº 84 – G, como se pode ver no Catálogo de loiças decorativas das Fábricas Aleluia. Aveiro, de inícios dos anos 40.
A decoração insere-se no espírito art déco muito particular que a fábrica Aleluia-Aveiro imprimiu a muita da sua produção dos anos 30. Por um lado, a estilização dos ornatos que enquadram o candeeiro, junto ao colo e à base, remetem para a herança da antiguidade grega, por outro lado as flores (cravos) estilizadas do bojo, são de clara inspiração minoica. Vide a decoração da ânfora de três asas, de meados do século XV a. C., proveniente do palácio de Cnossos, em Creta, que apresentamos.
A influência cretense e grega é quase um seu leit motiv neste período, a par da influência renascentista e dos motivos regionais, para além dos grafismos mais claramente art déco internacional.

Os tons terrosos vão também ao encontro dessa fonte de inspiração. No caso concreto do exemplar de hoje, na paleta de tons terra dominantes e do grafismo a preto, destacam-se os apontamentos a amarelo que dão um toque cromático muito apelativo à peça.
Possuímos este exemplar graças à existência do blogue, pelo que se trata de uma aquisição bastante recente. Um dos nossos seguidores (obrigado Hugo) tendo-a encontrado à venda no eBay-uk, e sabendo do nosso interesse por este tipo da produção dos anos 30-40 da Aleluia-Aveiro, alertou-nos para o facto. O preço era bastante convidativo, face aos praticados por muitos vendedores em Portugal.

Sem comentários: