domingo, 22 de abril de 2012

Serviço de chá Art Déco «Avenida» com riscas verdes - Sacavém




Na sequência do post anterior, damos agora continuidade a algumas variantes decorativas do modelo Avenida. Neste caso peças soltas de um serviço para chá, de que temos apenas bule e chávenas com pires.
Embora a forma seja semelhante à da cafeteira do serviço que apresentámos anteriormente, este exemplar terá sido vendido como bule, dado possuir um bico mais largo e elevado que o modelo para café, para além das chávenas serem de chá. Apresentam decoração geométrica, bicroma, a verde e ouro, estampilhada e, parece-nos, aerografada, constituída por listas concêntricas, com a maioria das verde em dégradé.
Nas bases carimbos a verde, Gilman & Ctª - Sacavém e Made in Portugal e nº 989, este último, que corresponde ao número de decor ou motivo, ausentes nas chávenas. Nos pires, insncrito na pasta, Sacavém.
Data: c. 1935
Dimensões: cafeteira: alt. 18 cm; chávena: alt. 7 cm; pires: Diâm. 14 cm


Trata-se de um tipo de decoração muito próxima das que encontramos na fábrica alemã de Wächtersbach, também a aerógrafo, de que mostramos um exemplar retirado da net, numa fórmula decorativa comum a outras fábricas alemãs, muito na linha de um decorativismo geométrico de influência Bauhaus, como MAFLS teve ocasião de dizer.

2 comentários:

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV,
Fico muito impressionada com a quantidade e qualidade dos serviços Deco de fabrico português que conseguiram reunir na vossa coleção.
E também acho os textos sempre muito elucidativos.
Parabéns!
Um abraço

AM-JMV disse...

Olá Maria,
Gostávamos de conseguir mostrar o muito que se produziu de cerâmica em Portugal nessa época.
Ao longo de muitos anos a coleccionar, continuamos a surpreender-nos com o que vamos encontrando e cada vez mais temos consciência de que não vimos nada, nem nada sabemos.
Esperamos que continue a impressionar-se com o que desenterramos dos caixotes e com o que continuamos a comprar. Até nós nos admiramos. Manias de coleccionadores, mas divertimo-nos muito.
Bjs