domingo, 15 de abril de 2012

Jarra art déco da linha Flambé “Leques” da Rörstrand - Suécia



Jarra de grés, moldada em forma de pote quase cilíndrico estreitando no bocal, com decoração ao gosto art déco estampilhada e aerografada de leques, sobrepostos em escama, em castanhos e cremes, com realces a ouro/latão no contorno do desenho, dando à peça um aspecto metalizado como se fosse dinanderie. Na base, carimbo amarelo: FLAMBÉ Rörstrand – ALP – modell Nylund; Lidkoping SWEDEN DEKOR OLSON 4652. Inscritas na pasta três estrelas. 
Data: c. 1932-35
Dimensões: alt. 19 cm

Face à concorrência da linha Argenta criada por Wilhelm Käge para a Gustavsberg (ver post dedicado a este assunto), a fábrica sueca Rörstrand viu-se confrontada com a necessidade de criar uma linha de luxo equivalente. Assim, surge a linha Flambé, criada por Gunnar Nylund (1904-1989), denominação francesa para titular um tipo de chamota de grés flamejado, com aspecto de metal martelado e colado pelo fogo, formalmente próximo do trabalho em dinanderie, com os diferentes “metais” separados por uma linha a ouro. No caso da presente peça, a forma criada por Nylund, na sua excepcional qualidade técnica, recebeu a decoração nº 4652 de Olson. A decoração em escamas é muito característica da Art Déco, sendo recorrente nas produções internacionais da época. A jarra é um exemplo perfeito da «Swedish Grace» no seu design depurado e na sua decoração neoclassicizante simplificada. Neste caso, com um toque de exotismo japonizante.


Em 1926 a Fábrica Rörstrand saiu de Estocolmo, onde havia sido fundada em 1726, para se instalar em Gotemburgo. Nos inícios dos anos 30, em 1932, a produção da fábrica expandiu-se para Lidköping, para onde, cinco anos mais tarde, a totalidade da unidade fabril se mudou. O logotipo ALP, que a jarra apresenta, aplicado nas produções cerâmicas daquele período manteve-se até 1943.

Quando em 1931 Gunnar Nylund foi nomeado director artístico da Fábrica Rörstrand, era já um conhecido designer de cerâmica da fábrica dinamarquesa Bing & Grøndahl, em Copenhaga, onde trabalhou de 1925 a 1928. A partir desta data passou a trabalhar com a química Nathalie Krebs, criando um atelier cerâmico que, em 1930, viria a tornar-se na célebre fábrica Saxbo, que continuou a produzir os seus grés até 1932. Nylund trabalhou para Rörstrand de 1931 a 1955, na maioria do tempo enquanto seu director artístico. Neste período, durante cerca de um ano, em 1937-38, regressou à Bing & Grøndahl como director artístico.

O designer nasceu em 1904, em Paris, onde os pais estudavam, de mãe dinamarquesa, a artista Fernanda Jacobsen-Nylund e pai fino-sueco, o escultor Felix Nylund. Em 1907 a família mudou-se para Copenhaga e daí para Helsínquia. Quando a guerra civil eclodiu na Finlândia, em 1918, Gunnar fugiu com a mãe para a Dinamarca. De regresso a Helsínquia, em 1923 terminou o estágio em Arquitectura e Cerâmica, tendo continuado estudos de arquitectura na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, em Charlotteborg, Copenhaga. Em simultâneo pratica escultura como assistente de seu pai, que o encoraja na animalística.

Nylund faz alguns trabalhos para a Bing & Grondahl expôr na exposição de Artes Decorativas de 1925, em Paris, cujo sucesso lhe grangeou um contrato permanente com a fábrica. Aí, o seu mentor foi Jean Gauguin, filho do célebre pintor, cria um sem-número de peças que o tornam conhecido. A actividade criativa posterior evoluiu num crescendo, tornando-o num dos grandes mestres do design escandinavo.

2 comentários:

Amazing Glaze disse...

This is was wonderful to read!!


Very beautiful vases.... would draw a lot of interest at auction here in Stockholm!!!1

AM-JMV disse...

Hello AG,
Welcome to our blog. Thank you for your comment. With this crisis we never know... :)
Best regards