domingo, 22 de abril de 2012

Chávena de café Art Déco «Avenida» com motivo vegetalista - Sacavém


Mais um exemplar do modelo Avenida, do qual só possuímos esta chávena, com respectivo pires, para café. Apresenta decoração estampilhada a azul e ouro, pintada à mão, sobre fundo marfim, constituída por linhas concêntricas semicirculares e ramos estilizados, cujas folhas lembram grãos de café. Na base de ambas as peças, carimbo verde Gilman & Ctª - Sacavém e Made in Portugal e carimbo azul com nº 669 ou 699 correspondente ao motivo decorativo. A chávena apresenta ainda, pintados à mão, um T e quatro tracinhos, enquanto o pires tem inscrito na pasta o nº 52 e algo ilegível.
Data: c. 1935
Dimensões: chávena: alt. 6 cm; pires: diâm. 12 cm

Este conjunto remanescente de um serviço de café terá sido provavelmente um produto para exportação, dado o termos adquirido nos Estados Unidos da América.




4 comentários:

Sandra Pena disse...

Gosto tanto deste modelo! Pena o vidrado ser tão frágil, um cafezinho nela e ficava toda manchada.:-)
Boa semana!!

AM-JMV disse...

Pois é Sandra,
é essa a grande desvantagem da faiança em relação à porcelana. Mas que apetece beber um cafézinho por ela, apetece. :)
Um dia destes começamos a colocar chávenas que utilizamos neste último material. Não são portuguesas, é verdade, mas são, pelo pelo para nós, umas divertidas outras glamourosas. Os amigos é que receiam beber por elas. ;)
Boa semana também para si.

jussara disse...

Prezados ! tive a satisfação de ver essa página,eu sou colecionadora de "xicrinhas de cafezinho" ou como vcs dizem "Chavenas" venho através deste meio tentar obter algumas bem diferente q encontrei na "Chavena Café Art Déco peço por obséquio ,me deêm esse prazer de poderter de vcs boas lembranças p minha coleção,fico grata.meu FACE :jussara forte ok,Agradeço

AM-JMV disse...

Cara Jussara,
Por um lado queremos agradecer o ter gostado do que viu. Por outro lado, o pedido que nos dirige não o podemos satisfazer. A chávena é a única que possuímos com esta decoração, faz parte da nossa colecção e tivemos muita dificuldade em obtê-la. Foi comprada nos Estados Unidos da América.
Cumprimentos