segunda-feira, 11 de julho de 2016

Jarra e azulejo “O Vira” Marinha Grande e Aleluia Aveiro

A propósito da nossa interacção com outros blogues, hoje fazemos um pequeno desvio na apresentação de peças da nossa colecção de cerâmica nacional para mostrar, a propósito de uma peça desse material postado por MAFLS, um azulejo da Aleluia-Aveiro, que aqui se reproduz, embora em imagem manipulada, como contraponto a uma jarra da nossa colecção de vidros nacionais.


Trata-se de uma jarra esférica de vidro irisado, modelo “O Vira”, com decoração esmaltada policroma representando quatro pares de figuras do folclore nacional dançando o vira, da autoria de Vera, fabricado pela NF [Nacional Fábrica de Vidros da Marinha Grande]. No catálogo nº 35 da CIP [Companhia Industrial Portuguesa – Vidros cristais], de 193-?, na página 63 aparece representado outro desenho idêntico desta autora com a referência DF. 283.
Data: c. 1932
Dimensões: alt. 24 cm

Estamos em crer que o desenho do azulejo da Aleluia-Aveiro poderá corresponder à mesma mão ou ter-se inspirado naqueles. Todavia, e dado não termos tido acesso directo ao referido azulejo, também não será de menosprezar a possibilidade de ser seu autor Joaquim Correia, outro artista que concebeu, também para a fábrica de vidros da Marinha Grande, temas do folclore nacional, num grafismo muito semelhante, incluindo a dança do vira, por volta dos anos 30-40.

O sucesso desta temática foi tal que desenhos dessa época se mantiveram em produção até, pelo menos, à década de 1960.

Ver sobre o tema o que escrevemos no post de 19 de Agosto de 2012.

2 comentários:

MAFLS disse...

Caríssimos:

Inclinar-me-ia para o facto de a assinatura Vera corresponder apenas uma pintora da fábrica, não à autora dos motivos originais.

É verdade que esta assinatura surge em diversas outras peças ostentando temática regional portuguesa, tal como numas taças alusivas ao S. João de Braga (http://mfls.blogs.sapo.pt/120112.html), mas há alguns anos atrás tive oportunidade de consultar um catálogo de originais, em aguarela e/ou guache, dos motivos da Nova Fábrica de Vidros e não recordo qualquer atribuição de autoria associada às centenas de motivos presentes nos volumes do catálogo.

Por outro lado, convém não esquecer que também Álvaro Mendes Alves (1905-1996), um pintor da FLS, executou para esta fábrica vários desenhos, que eventualmente poderiam não ser originais seus, com motivos regionais que surgiram igualmente em vidros esmaltados(http://mfls.blogs.sapo.pt/50463.html).

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Obrigado pelas informações. Há muito a esclarecer, de facto.
Saudações