domingo, 14 de dezembro de 2014

Caixa art déco aerografada modelo «Drossel» - Carstens Gräfenroda - Alemanha


Caixa de faiança moldada, de cor branca com decoração aerografada a castanho. Taça em forma de pirâmide invertida, de três lados ligeiramente convexos, cujo vértice assenta sobre pé circular saliente. Tampa triangular com pega de igual forma. No fundo da base, carimbo preto, em forma de escudo, com a inscrição «Carstens» e «C G» sobrepujado por «Gräfenroda». Carimbos igualmente a preto «Dec 24», «0» «6» e «34»
Data: 1931
Dimensões: Alt. 9 cm x larg 9,5 cm


Trata-se de uma caixa decorativa (zierdose), que tanto poderia ter a função de bomboneira como de açucareiro. Forma moderna bauhasiana em que a decoração estampilhada aerografada, muito linear, dá ritmo e profundidade às superfícies lisas.


No catálogo da firma Carstens Gräfenroda de Junho de 1931 aparece identificada como sendo o modelo «Drossel» e a decoração nº 24. Haveremos de postar mais algumas peças aí apresentadas.


2 comentários:

MAFLS disse...

O formato Bombay das caixas de chá ilustradas neste catálogo surge também com uma diferente marca, Georgenthal, correspondente a uma localidade onde, tal como em Gräfenroda, entre as décadas de 1920 e 1940, se encontrava uma outra empresa do grupo Carstens.

Saudações!

AM-JMV disse...

Obrigado MAFLS. Ainda bem que referiu Georgenthal da qual também somos fãs. Haveremos de postar umas quantas.
Saudações.