sábado, 1 de novembro de 2014

Jarra craquelé de Martha Katzer e Gerda Conitz - Karlsruhe - Alemanha


Jarra de faiança (barro vermelho) modelada (?), de forma esférica achatada, esmaltada e craquelé. O esmalte de meio-brilho, de cor verde-turquesa, é manchado irregularmente a cinza, cor que igualmente faz sobressair o craquelé. No fundo da base, em relevo na pasta, a marca da Karlsruhe.
Data: c. 1930-32
Dimensões: Alt. c. 9 cm



Sobre Martha Katzer (1897- 1946) previamente discorremos, a propósito de uma caixa de faiança aerografada desta mesma fábrica, em 21 de Agosto de 2013.
O trabalho conjunto que vai desenvolver de 1929 a 1932 com Gerda Conitz (1901 - ?) leva-a num outro sentido igualmente experimentalista mas mais rarefeito e requintado dirigido a um grupo restrito de consumidores de elite. As faianças nobres (ditas «Edelmajolika») resultantes desta dupla, pouco abundantes, são de grande refinamento. Enquanto a Martha Katzer cabe a concepção das formas atemporais de inspiração extremo-oriental, a Gerda Conitz cumpre a decoração das superfícies, concebendo requintados esmaltes craquelé.


A colaboração termina quando, em 1932, Gerda Conitz vai trabalhar como assistente técnica de Georg Schmider para a União das Fábricas de Cerâmica de Zell em Harmersbach. De 1936 a 1946 vai dirigir o atelier cerâmico das WMF.

Este tipo de formas espelha bem a apetência que os ceramistas ocidentais tinham pelas formas despojadas e desornamentadas da cerâmica da China e, sobretudo, do Japão, que vinha desde o último quartel do século XIX, sobretudo depois da Exposição Universal de Paris de 1878. O fascínio pelo Extremo Oriente perdurou e contaminou não só o Art Déco, como os demais movimentos modernos.

A jarra de hoje é bem exemplar das contaminações entre as várias tendências da época. Poderemos defini-la como art déco pelo refinamento sumptuoso das formas e matérias assim como pela união entre a criação artística e a artesania, características estas últimas também bauhausianas.

Peça idêntica, que se ilustra, figurou na exposição «Frölich, sachlich, edel: Martha Katzer - Keramik aus der Majolika-Manufaktur Karlsruhe 1922 – 1942», no Badisches Landesmuseum Karlsruhe, em 2001.



2 comentários:

MAFLS disse...

Caríssimos:

Uma notável peça cerâmica, que traduz o melhor da influência nipónica na cerâmica europeia.

Apesar dessa alargada influência, não são comuns nos modelos europeus estes remates que quase admitem apenas uma única flor, ou arranjo vegetal, e sublinham a componente escultórica da peça.

Uma notável, mas pouco divulgada, fábrica belga, a Manufacture Imperiale et Royale de Nimy, produziu também, durante o período Art Déco, notáveis peças orientalizantes de pequenas dimensões com acabamento craquelé e minúsculos remates como este.

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Estamos felizes por termos notícias suas, no blogue, claro! porque fora dele sempre vamos sabendo de si através da "máfia da cerâmica". :)
Infelizmente a produção das duas senhoras é parcimoniosa. Para mal da nossa gula e felicidade das nossas bolsas. No entanto, vingamo-nos nas peças da Martha como continuaremos a mostrar. Integra o leque dos nossos designers preferidos na produção corrente.
Abraço