domingo, 2 de novembro de 2014

Caixa verde com caracol - Aleluia - Aveiro


Caixa de faiança moldada, redonda e achatada, com decoração estampilhada, pintada à mão, em tons de verdes secos sobre fundo branco. A tampa, com pintura de círculos concêntricos em cambiantes de verde-claro intercalando com branco, que se repetem na parte inferior da caixa, tem pega em forma de caracol sobre círculo verde mais escuro. O bojo é cintado por um friso com uma composição estilizada de búzios que intercalam com algas e bolhas de ar. No fundo da base, pintado à mão, a verde, Aleluia Aveiro e, inscrito na pasta, o número 27.
Data: c. 1935 - 45
Dimensões: alt. 7 cm x larg.10 cm
  


Trata-se do modelo nº 27. Infelizmente a imagem e respectiva legenda estão truncadas no Catálogo de loiças decorativas das Fábricas Aleluia. Aveiro, de inícios da década de 40, pelo que não nos é possível saber qual a letra que acompanha o número de forma (modelo) correspondente à decoração.

Poderemos questionar se o caracol da pega pretende representar uma espécie marinha ou terrestre. Note-se que a casca nada tem de realista, pois o espiralado é-nos dado em simetria. Porém, o que importa é que, uma vez mais, é a presença do mar e a sua vida que se apossa da peça, complementada pela geometria das linhas circulares.


 A linearidade do grafismo, o ziguezagueado dado pela repetição dos elemento ornamentais estilizados, assim como as cores planas, apesar de alguma organicidade curvilínea presente ainda nos elementos vegetais remeterem para resquícios Arte Nova, integram este género de objecto no contexto da produção do Art Déco local.

Curioso é que esta permanência do desenho das algas se vai manter no contexto da produção dos anos 50-60.


2 comentários:

MAFLS disse...

Caríssimos:

Como saberão, este formato foi produzido também com, pelo menos, outra decoração:

http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/287598.html

As caixas conhecidas apresentam impresso na pasta o número 27, seguido de X, e a letra G pintada sobre a inscrição Aleluia Aveiro, manuscrita também como aquela.

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Se sobrevivermos, haveremos de publicar todas as variantes do catálogo.
Abraço