sábado, 12 de abril de 2014

Jarra «coração» grande – Aleluia-Aveiro


Jarra de faiança moldada e relevada, de forma assimétrica orgânica, semelhante a um coração, desenho que assume plenamente de forma estilizada na base. O vidrado rosa-pálido da cor de fundo, recebeu sobre ele pintura de fortes contrastes cromáticos. A superfície é verticalmente definida por uma sequência regular de nervuras rosa-pálido cujo centro, com traço inciso, é realçado a ouro. De permeio, uma composição, quase cinética, onde laranja-forte e preto enquadram o rosa-pálido em reserva. Bocal de recorte ondulado irregular e igualmente assimétrico. O interior recebeu um vidrado nacarado. No fundo da base, carimbos castanhos «Aleluia Aveiro», com «x» pintado à mão no interior (marca do pintor), a preto, sobrepujando «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo. Pintado à mão, a preto, 688.-G (modelo e decor)
Data: c. 1955
Dimensões: Alt. c. 21 cm


O cosmopolitismo das freeforms bem patente nesta produção da sempre surpreendente Aleluia-Aveiro. A paleta cromática do exemplar de hoje, sobretudo o preto e o laranja, é recorrente na produção deste sopro de liberdade criativa que inusitadamente varreu o país cinzento da década de chumbo salazarista.


2 comentários:

CMP* disse...

Olá AM-JMV,
cá vão mais umas informações:
A jarra modelo 688 foi produzida com as decorações B - Verde; C - Azul; D - cinzento; E - lilás; F - Rosa velho; G - Rosa claro (a vossa); I - Creme, todas elas com o interior em lustre azul e desenhos exteriores a laranja e preto. E ainda a H - Branco com interior em lustre amarelo e desenhos exteriores as preto e laranja. Foram também produzidas versões simplificadas, apenas com cores lisas, J - Rosa; L - verde; M - azul e N - Creme, todas elas com filetagem dourada.
O modelo situa-se presumivelmente na segunda metade da década de 50.

Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Muito úteis estas dicas como já é hábito CMP. Pedindo desculpa pelo atraso da resposta (o tempo agora escasseia),

Cumprimentos