domingo, 2 de março de 2014

Jarra art déco com flores geométricas – Sacavém


Jarra art déco de faiança moldada, piriforme, de cor branca com decoração estampilhada formando um friso de flores que cinta o bojo, de acentuado desenho estilizado, aplicado sobre o vidrado. É formado pela sequência de quatro conjuntos de flores policromas, agrupadas três a três, e folhas verdes, delineadas a preto, interligadas por caules da mesma cor. As flores foram reduzidas a corolas circulares seccionadas em seis partes, formando pétadas a azul e vermelho intercaladas, centradas por círculo amarelo. Bocal realçado a preto. No fundo da base, duplo carimbo Gilman & Ctª – Sacavém, um a lilás e outro a preto e carimbo verde com flor de sete pétalas.
Data: c. 1930-35
Dimensões: Alt. 17 cm


Tratar-se-á da forma nº 8 presente no catálogo não impresso de formatos de jarras da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS), existente no Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), de c. 1930:
 

A decoração desta peça integra-se no mesmo tipo de grafismo vanguardista da jarra que postámos a 14 de Dezembro de 2011, embora neste exemplar a estilização das flores-círculo, uma vez mais de cores fortemente contrastantes, vá ainda mais longe. Nela ecoa também o orfismo dos Delaunay e o desenho das serralharias artísticas aplicadas nas arquitecturas modernistas dos edifícios projectados pelo arquitecto Cassiano Branco e seus seguidores durante a década de 1930, como então escrevemos e que ilustramos com dois exemplos.

Sem comentários: