domingo, 2 de fevereiro de 2014

Caixa esférica art déco - Aleluia - Aveiro


Caixa art déco de faiança moldada, esférica, assente sobre pé muito largo (ligeiramente superior ao diâmetro da esfera), de cor creme com decoração manual estampilhada a preto e castanhos. O bojo da taça é cintado na parte superior por um “xaile” preto ondulado decorado por flores abertas, em castanhos, e debruado numa aguada cinza de onde pendem franjas. Intercala, na parte inferior, com ramagens espiraladas a castanho. Ramagens idênticas repetem-se na tampa, no topo da qual, sobre uma cruz grega a preto, se destaca uma pega esférica com o motivo das flores do bojo. Decoração ondeada a preto e franjada repete-se no pé. No fundo da base, estampilhado a preto, «Aleluia-Aveiro», acompanhado de C pintado à mão também a preto. Inscrito na pasta 23.
Data: c. 1935-40
Dimensões: alt. 12 cm


A forma, um pouco bizarra na desproporção do pé, apresenta o tipo de flores estilizadas e as ramagens espiraladas muito características da art déco da Aleluia-Aveiro, já ilustradas em peças anteriormente aqui postadas, e que são quase que um leitmotiv da sua produção durante o período, para além da paleta cromática de preto e castanhos sobre a cor creme.

Adquirimo-la a um colecionador português, tal como nós fanático por cerâmica. Uma das vantagens de se ter um blogue com estas características são os contactos que se vão estabelecendo com pessoas de iguais interesses, com quem se pode partilhar conhecimentos, ideias e também objectos. Ficamos todos a ganhar.

No Catálogo de loiças decorativas de inícios da década de 40, aparece representado com o nº 23-C. O modelo aparece ainda com outras decorações no mesmo catálogo (nºs 23-I, 23-E e 23-F).

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros Modernos,

Parabéns por mais esta aquisição, uma peça incrível.
Um dia dedico-me à blogosfera, com a esperança de me aparecerem igualmente coleccionadores ávidos por transferências de espécies...
Abraço,
Hugo

AM-JMV disse...

Obrigado Hugo. Esperamos que decida, muito em beve, dedicar-se à blogosfera. Já deu para perceber que tem uma colecção muito importante. Com o contributo de todos, haveremos de ter o tão almejado conhecimento da produção cerâmica nacional. Além disso somos muito cuscas. :)
Abraço