terça-feira, 20 de agosto de 2013

Jarra art déco P. Bastard - Paris


Jarra art déco de porcelana moldada, em forma de balaústre, com decoração vegetalista. A cor azul de fundo terá sido aplicada a aerógrafo sobre estampilha, que deixou em reserva o branco das flores. A restante pintura, a preto, foi aplicada à mão, eventualmente com recurso também a estampilha, sobre o vidrado. A decoração restringe-se a uma única face, com o bojo a apresentar uma ondeante sobreposição de estilizadas flores brancas e azuis, parcialmente contornadas a preto, que se prolongam, subindo em falsa perspectiva, até ao bocal cintado a preto. Folhas pretas, esparsas, ladeiam as flores. A decoração reduzida a uma única face remete ainda para uma permanência de uma estética japonizante. Lateralmente apresenta a assinatura da autoria da decoração, E. Margerie. No fundo da base, à mão, a preto, silhueta de um cisne e P. Bastard Paris.
Data: c. 1925 - 30
Dimensões: alt. 21 cm


P. Bastard corresponde ao editor de objectos decorativos Georges Bastard (1881-1939), que participou nas exposições de 1925 e 1937e também um importante criador de objectos decorativos Art Nouveau e Art Déco em França. Em 1935 torna-se director da Escola Nacional de Artes Decorativas de Limoges e curador do Museu Adrien-Dubouché. Em 1938 é nomeado Diector da Manufactura Nacional de Sèvres. E. Margerie foi responsável pela decoração da maioria das peças editadas por Bastard.


Foi o acaso que nos fez encontrar recentemente, neste mês de Agosto, a peça, em Lisboa, na Feira da Ladra. Um elo perdido importante para melhor compreendermos a rede de influências na produção nacional quando a bibliografia é escassa ou inexistente.
São por demais evidentes as afinidades decorativas desta jarra com uma outra produzida pela Vista Alegre que mostrámos no passado dia 28 de Março deste ano. Se à data nada sabíamos sobre a sua autoria ou datação, tendo então mesmo sido aventado um «vago paralelismo» com peças de Eva Zeisel para a fábrica alemã Schramberg, a peça de hoje esclarece-nos com toda a certeza que se trata de uma origem francesa, concebida ao nível da decoração, e possivelmente também da forma, por E. Margerie para Bastard-Paris. 
São as consequências de temos descurado nos últimos tempos esta nossa procura de objectos em solo nacional. Isto é, não temos tido disponibilidade para fazer os trabalhos de casa, como, aliás, também este blogue se tem ressentido.

Sem comentários: