sábado, 11 de maio de 2013

Caixa art déco – Eschenbach (Alemanha)



Caixa art déco de porcelana moldada, possivelmente uma bomboneira, de cor branca com decoração de inspiração vegetalista estampada em dois tons de azul e ouro. O contentor, de forma troncocónica, como um vaso, assenta sobre três pés formados por quatro folhas a branco, azul e ouro, escalonadas em curva, presas por um botão facetado, igualmente a ouro. Em cada um dos três panos, a decoração estilizada sugere-nos um vaso Bauhaus com cactos a azul, complementados por estrela e círculo quadriculado, ambos a ouro. O ressalto onde assenta a tampa, na parte inferior, apresenta filete a ouro. A tampa é constituída por dois troncos de cone que se sobrepõem. A eixo do inferior, muito aberto e baixo, projecta-se o superior, mais fechado e alto, rematado por pega esférica a ouro. O primeiro apresenta decoração estilizada de cactos a azul e filete dourado no bordo, o segundo quatro filetes a ouro na base e três na parte superior junto à pega. No fundo da base, carimbo verde EschenbachBavaria (com dois pontos sob o «va») sobrepujado por coroa (marca que corresponde ao período de 1929 a 1935).
Data: c. 1929-35
Dimensões: Alt. 19,5 cm


Embora conservadora para os padrões alemães, e a decoração reflicta uma reinterpretação estilizada neo-rococó, esta caixa é mais um exemplo da tendência germânica para, a partir dos sólidos geométricos, neste caso cones e esferas, conceber objectos decorativos vanguardistas numa evidente filiação bauhausiana. Veja-se, a título de exemplo, os figurinos do «Ballet Triádico» de Oskar Schlemmer, estreado em 1922.


Haveremos de continuar a mostrar vários exemplos de caixas de formas geometrizadas que ilustram esta vertente do Art Déco alemão, onde a inventividade e mesmo a extravagância atingem os limites da imaginação como já tivemos oportunidade de referir.


A fábrica que posteriormente haveria de se chamar Eschenbach, foi fundada por Eduard Haberländer, em Windischeschenbach, em 1913. A produção começou verdadeiramente em 1916 em pequena quantidade e com produtos de baixo valor.

Em 1929 foi adquirida pela Porzellanfabrik Oscar Schaller & Co. Nachfolger, tomando então o nome por que é hoje conhecida. Com uma nova filosofia de gestão, a linha de produtos foi renovada. Até 1935 a porcelana de Eschenbach gozava de uma sólida reputação e a empresa possuía uma boa situação económica. A Segunda Guerra Mundial vai ser violenta para a fábrica, que perdeu toda a documentação e catálogos, destruídos pelas tropas americanas que ocuparam o edifício, a que se somou a perda durante a guerra de muitas peças aí produzidas. Daí que sobreviva um número relativamente escasso de exemplares da produção deste período da Eschenbach e se conheça tão pouco sobre ela.

No pós-guerra a produção recomeçou com moldes da desaparecida Porzellan-Manufaktur Allach-München G.m.b.H, recuperando nos dez anos seguintes a situação económica perdida. Em 1950 foi comprada pela Companhia Winterling. Sucessivamente adquirida por outras empresas, a fábrica continua hoje em laboração produzindo porcelana de qualidade para hotelaria.



Sem comentários: