terça-feira, 12 de março de 2013

Prato de cozinha art déco com borboleta - Sacavém


Prato de cozinha de faiança moldada, formato circular com aba larga e lisa. De cor branca com decoração policroma estampilhada e areografada ao gosto art déco. Covo decorado por ramo de carvalho com respectivas bolotas e flor amarela sobre a qual poisa uma borboleta, em cores planas - verde, amarelo, castanhos e apontamentos a preto. Aba com barra aerografada a cor-de-rosa que se esfuma na direcção do centro. No fundo da base, carimbos verde Gilman & Ctª – Sacavém – Portugal, N e J, e o número 963.
Data: c. 1930
Dimensões: Ø c. 31,2 cm x alt. 5 cm




Trata-se da decoração nº 963 do catálogo de desenhos da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS), que aqui reproduzimos, existente no Centro de Documentação do respectivo Museu (MCS-CDMJA), cuja colaboração e cedência da imagem mais uma vez agradecemos. Foi utilizado para decorar malgas e pratos de cozinha durante a década de 30 e, provavelmente, ainda na década seguinte.



Neste tipo de técnica decorativa utilizada pela FLS, de que temos vindo a apresentar exemplares, com recurso à estampilha, os motivos ora pintados manualmente ora a aerógrafo, são representados claramente delineados nos seus contornos pelo recorte da estampilha, enquanto apenas a aba exibe o esfumado da pulverização possibilitada pela pintura a aerógrafo.

Sem comentários: