domingo, 10 de fevereiro de 2013

Jarra art déco com flores – Vista Alegre




Jarra de porcelana moldada, piriforme de colo invertido e pequena gola elevando o bocal circular. De cor branca apresenta decoração floral policroma, pintada à mão, estilizada dentro de um gosto art déco. Pendendo do bocal, uma cortina contínua de folhagem e flores cinge a metade superior do bojo. Um filete preto circunda o bocal. No fundo da base, carimbo verde V.A. Portugal - Marca nº 31 (1924-1947) e, inscrito na pasta, 95 (?).
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. 11,3 cm

Mais uma vez, a decoração ao gosto francês desta peça será atribuível (ou será apenas a pintura?)Todavia, de acordo com informação utilíssima prestada por MAFLS (ver comentário), «este motivo corresponde ao motivo PP197 da VA, que já surgia em Abril de 1925 numa jarra formato Timor. O respectivo verbete, número 756, não apresenta qualquer referência a Ângelo Chuva.»


2 comentários:

MAFLS disse...

Bom dia, caríssimos.

Este motivo corresponde ao motivo PP197 da VA, que já surgia em Abril de 1925 numa jarra formato Timor.

O respectivo verbete, número 756, não apresenta qualquer referência a Ângelo Chuva.

Para além desse formato Timor, e do formato que aqui apresentam, conhece-se este motivo em mais dois formatos diferentes, sempre em jarras de pequenas dimensões.

Uma dessas jarras, com cerca de 11,5 cm. de altura, como esta, mas com bocal e bojo mais estreitos e a numeração 16-5 incisa na pasta, foi exibida nos EUA em 2005.

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Informação utilíssima. Quanto ao A. Chuva já nós suspeitávamos que não seria da sua autoria(apesar da argumentação do vendedor). Vamos utilizar esta informação para complementar o post.
Abraços