Caixa em forma de cilindro baixo com seis pés subtilmente salientes. A tampa apresenta pega em forma de dois pássaros afrontados. Cor base creme mate com faixa, filetes e apontamentos a ouro igualmente a mate. Na base, carimbo do cinquentenário, a verde, com indicação Fábrica Aleluia 50 anos sobrepujando, em numeração romana, MCMV e MCMLV. Pintado à mão, a ouro, x382 - J e, junto a um dos pés, um 0 traçado.
Data: 1955
Dimensões: Ø 15,3 cm x alt. c. 8,2 cm
Nas comemorações do cinquentenário da fábrica, 1905
– 1955, muitas peças receberam este carimbo evocativo.
A proximidade geográfica da fábrica de faiança da Aleluia-Aveiro e da fábrica de
porcelana da Vista Alegre, com a natural circulação de modelos e trabalhadores
entre elas, refecte-se, por vezes, em peças específicas. A propósito da caixa «Miguel» da Vista Alegre,
CMP chamou-nos a atenção para as semelhanças desta com uma base de candeeiro
produzido em faiança, anos mais tarde pela Aleluia, que utilizava a mesma
sugestão de capitonné como solução
decorativa aplicada a um outro tipo de objecto. Também em relação à caixa de
hoje, vemos nela refectida essa influência, dado que nos parece ter tido por
inspiração uma peça criada e produzida pela Vista Alegre em 1938 (ver foto). Na
peça da Aleluia-Aveiro a pega transforma-se em dois pássaros afrontados estilizados, que contribuem ainda mais para a estética tardo art
déco que esta peça evidencia.
2 comentários:
Olá novamente,
só para fazer dois acrescentos:
1º a tal peça "capitonné" da Aleluia, não é uma base de candeeiro, mas antes a jarra formato 455, com 18,5 cm de altura.
2º estas caixinhas que hoje publicam foram produzidas com 53 decorações diferentes (!)
Há ainda muito para coleccionar ;)
Saudações,
CMP*
Olá CMP,
Tem razão, foi descuido nosso. Felizmente podemos sempre contar com o seu olhar atento. Fica aqui a sua correcção. Quanto às muitas decorações, confessamos que em relação a este modelo nos vamos ficar por aqui. Conhecemos apenas mais uma variante decorativa pelo que a afirmação anterior poderá não ser tão peremptória como parece...
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