Caixa (frasco) de faiança moldada e relevada, dentro da
gramática art déco, de forma cúbica,
com pé ligeiramente reentrante, cujas faces laterais receberam pés floridos em
alto-relevo apostos às superfícies lisas, e tampa circular convexa com igual
elemento relevado. A peça, craquelé, é
esmaltada de cor celadon. Da autoria
de Wilhelm Kåge encontra-se assinada e datada na base, onde encontramos,
pintados à mão, a azul, a âncora, símbolo da fábrica, rodeada por Gustavsberg, 1925 e Kåge.
Data: 1925Dimensões: alt. 16 cm
À época muita da cerâmica de design moderno, sobretudo nos países escandinavos, era realçada por
peanhas à maneira chinesa, como se pode observar na fotografia de peça idêntica
à nossa apresentada na monografia de Nils Palmgren, de 1953, dedicada a Wilhelm Kåge (1889
-1960). Aliás, esta peça é de clara inspiração chinesa, tendência que se
acentua depois de 1925 em muita da produção do artista.
A fábrica Gustavsberg apresentou na Exposição de Paris de 1925, a taça com
flores relevadas (ver foto) com que Kåge ganhou um Grand Prix e que foi adquirida, então, pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque.
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