Escultura de porcelana moldada, policroma, em forma de
par de nobres setecentista dançando, quiçá, o minuete. Personagens de carnaval
ou não, as figuras são estilizadas ao gosto art
déco. As carnações são rosadas. A figura masculina de calças e casaca azul
forte sobre gibão ouro, da mesma cor dos botões, sapatos e laço. Realces a cor
de tijolo nos sapatos, mangas e interior da casaca. Cabeleira, meias e folhos
da camisa, a branco. A figura feminina de vestido branco com anquinhas a ouro
debruadas a azul forte, com corpete igualmente azul e peitilho cor de tijolo e
ouro. Cabeleira branca com flor dourada e folhas azuis. Junto à base, nas
pregas do vestido, escrito à mão, a verde, La Maitrise e Ayme. A figura é
vazada e no rebordo da base, carimbo verde Ayme La Maitrise.
Data: c.1925Dimensões: Alt. c.
A sofisticação francesa de temática neo-rococó é substancialmente distinta da alemã. As figuras tendem, no caso francês, geralmente para uma estilização de influência cubista, enquanto os alemães olham, sobretudo, para a tradição de Meissen reinterpretada. Veja-se os exemplos anteriormente mostrados de Karl Tutter.
O
escultor M. Aymé, de quem pouco se sabe, trabalhou para La Maîtrise, o atelier de arte das Galerias Lafayette,
criado em 1922 por Maurice Dufrêne. La Maîtrise foi importante não só por ter
participado em todos os Salons e na
Exposição de 1925, como também pela divulgação do trabalho de vários artistas,
caso do referido Aymé, os irmãos Jacques e Jean Adnet, Fernand Nathan, entre
outros.
Os
estúdios ou ateliers de arte dos
grandes armazéns parisienses, como La Maîtrise para as Galerias Lafayette,
Primavera para Le Printemps e Pomone para Au Bon Marché, editavam os artigos
mais refinados dos mesmos.
Aymé criou também para o atelier Primavera, e sabemos que esta mesma peça existe em versão velador e em várias versões cromáticas, e foi igualmente editada por Robj (ver: Alastair DUNCAN – Art Deco complete: the definitive guide to the decorative arts of the 1920s and 1930s. London: Thames & Hudson, 2009, p. 475).
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