Jarra
de faiança moldada, “amolgada” na parte superior, conferindo-lhe um aspecto trilobado
e orgânico dentro da gramática Arte Nova. Sobre o fundo branco, caem cachos de
flores numa explosão de cores. O bocal ondeado a azul claro é debruado a preto.
Na base, carimbo preto estampado, com brasão coroado onde se lê Turn – Vienna e
(mal) EW sobrepujando Made in Austria (marca de 1899-1918). Inscrito na pasta,
à mão, 4730 e 1 invertido (?). Pintado à mão 20 e 7.3012 sobre 8 (?)
Data: c.
1910Dimensões: Alt. 18 cm
Exemplar
sem continuidade nas nossas colecções, esta jarra foi adquirida pela filiação da
sua decoração aos trabalhos de Powolny que, infelizmente, não possuímos por
nunca termos encontrado um acessível às nossas bolsas. E a influência dos fundos florais de Klimt, cujos 150 anos do seu nascimento se comemoram hoje, também não lhe são alheios. Contudo, os motivos
florais inserem-se numa transição de gostos, em que a Arte Nova timidamente vai
cedendo lugar a uma outra linguagem estética, cujo processo de depuração dará
origem à Art Déco, mais estilizada e
geometrizada.
Em
1894 Wahliss compra a Imperial e Real Fábrica de Porcelana de Alfred
Stellmacher que havia sido fundada em 1859.
Dois
anos após a sua morte, em 1900, os seus dois filhos Hans e Erich, compraram 600
moldes originais da extinta Manufactura de Porcelana Imperial e Real de Viena,
dando início a uma série de reproduções da célebre porcelana vienense,
acabando, em 1905, por nomear a empresa Porcelana Alexandra - Ernst Wahliss, que, a partir de 1910,
se dedicaria, sobretudo, à produção de objectos de faiança, e haveria de ficar
célebre pela criação de modelos originais.
Em
1921 a fábrica foi incorporada na União das Porcelanas, Fábrica de Porcelana
Unida AG, que em 1927 haveria de se juntar à associação EPIAG. Em 1934 todas as
unidades fabris foram fechadas. Ver mais detalhes aqui.
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