Caixa art déco de porcelana moldada e
policroma, composta por tampa cónica, decorada por três faixas numa gradação de
verdes secos, escurecendo para o topo, com pega azul-forte
rematada a ouro, que encaixa numa taça baixa, na cor verde mais clara da tampa,
com aba saliente a branco debruada por filete a ouro, e assenta sobre pé
recortado a azul forte com realçes a branco e ouro. No fundo da base, carimbo
verde Rosenthal – Selb-Bavaria, e pintado à mão, a ouro, M. Inscrito na pasta 1073.
Data: 1928 (ano da marca de produção)Dimensões: Alt. c. 13, 5 cm x Ø c. 13, 5 cm
Esta curiosa peça, de expressão orientalizante, talvez
fosse uma caixa-aneleira dada a reduzida dimensão da taça. A depuração das suas
linhas funcionalistas remete-nos, por um lado, para a releitura de um prato coberto
para tagine, e por outro lado para uma peça chinesa, sobretudo a base onde “repousa”
a taça.
As origens da célebre fábrica de porcelana alemã Rosenthal
remontam a um atelier de pintura de porcelana para exportação, fundado em 1880
por Philipp Rosenthal (1855 -1937),
em Erkersreuth, perto de Selb. A empresa cresceu mas não correspondia ao
número de encomendas pelo que Philipp se mudou para Selb onde acaba por fundar,
em 1891, a sua própria fábrica de porcelana – a última a abrir na Alemanha no
século XIX.
Dada
a ascendência judaica da família, Philipp Rosenthal em 1934 foi obrigado a
entregar a firma aos nazis que mantiveram o nome devido ao prestígio
internacional da mesma. A família, nesse mesmo ano, emigrava para Inglaterra.
Philipp permaneceu na Alemanha onde virá a morrer em Bona, em 1937.
Em
1950, o filho Philip Rosenthal (1916 - 2001)
regressa e toma conta da empresa dando-lhe um grande desenvolvimento.
A expansão da firma Rosenthal
durante a administração de Philipp
Rosenthal levou à aquisição, em 1908, da fábrica de porcelana Thomas, em
Marktredwitz. Em 1920 compra a fábrica Krister, em Waldenburg, que encerra em
1992, e, por último, em 1937, adquire a firma Waldershof A G (anteriormente
denominada Johann Haviland).
O pai, empresário e designer de
porcelana, e o filho, nutrem desde sempre um grande interesse pela arte moderna
que vão unir à produção industrial.
A
fábrica funda em 1910 o Departamento de Arte, em Selb, cujas instalações, em
1913, são transferidas para um edifício próprio, e novamente, dez anos depois,
muda-se para novo e maior edifício. Entretanto, já em 1920, havia fundado um
segundo departamento de arte em Bahnhof-Selb (Selb-Plössberg) que permaneceu
activo até 1969-70.
Tanto
pai como filho convidam os grandes artistas modernos da sua época a criarem
para a fábrica que, em 1900, havia recebido uma medalha de ouro na Exposição
Universal de Paris pela qualidade da sua porcelana.
Haveremos
de postar algumas das criações desses departamentos e sucursais.
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