Jarra de grés, moldada em forma de pote quase
cilíndrico estreitando no bocal, com decoração ao gosto art déco estampilhada e aerografada de leques, sobrepostos em
escama, em castanhos e cremes, com realces a ouro/latão no contorno do desenho,
dando à peça um aspecto metalizado como se fosse dinanderie. Na base, carimbo amarelo: FLAMBÉ Rörstrand – ALP – modell Nylund; Lidkoping SWEDEN DEKOR OLSON 4652. Inscritas na pasta três estrelas.
Data: c. 1932-35Dimensões: alt. 19 cm
Face à concorrência da linha Argenta criada por Wilhelm Käge para a Gustavsberg (ver post
dedicado a este assunto), a fábrica sueca Rörstrand viu-se confrontada com a
necessidade de criar uma linha de luxo equivalente. Assim, surge a linha Flambé, criada por Gunnar Nylund (1904-1989), denominação
francesa para titular um tipo de chamota de grés flamejado, com aspecto de metal
martelado e colado pelo fogo, formalmente próximo do trabalho em dinanderie, com os diferentes “metais”
separados por uma linha a ouro. No caso da presente peça, a forma criada por Nylund, na sua excepcional qualidade técnica, recebeu a decoração nº 4652
de Olson. A decoração em escamas é muito característica da Art Déco, sendo recorrente nas produções
internacionais da época. A jarra é um exemplo perfeito da «Swedish Grace» no
seu design depurado e na sua
decoração neoclassicizante simplificada. Neste caso, com um toque de exotismo
japonizante.
Quando em 1931 Gunnar Nylund foi
nomeado director artístico da Fábrica Rörstrand,
era já um conhecido designer de cerâmica da fábrica dinamarquesa Bing &
Grøndahl, em Copenhaga, onde trabalhou de 1925 a 1928. A partir desta data
passou a trabalhar com a química Nathalie Krebs, criando um atelier cerâmico
que, em 1930, viria a tornar-se na célebre fábrica Saxbo, que continuou a
produzir os seus grés até 1932. Nylund trabalhou para Rörstrand de 1931 a 1955,
na maioria do tempo enquanto seu director artístico. Neste período, durante
cerca de um ano, em 1937-38, regressou à Bing & Grøndahl como director
artístico.
O designer nasceu em 1904, em Paris, onde
os pais estudavam, de mãe dinamarquesa, a artista Fernanda Jacobsen-Nylund e
pai fino-sueco, o escultor Felix Nylund. Em 1907 a família mudou-se para
Copenhaga e daí para Helsínquia. Quando a guerra civil eclodiu na Finlândia, em
1918, Gunnar fugiu com a mãe para a Dinamarca. De regresso a Helsínquia, em
1923 terminou o estágio em Arquitectura e Cerâmica, tendo continuado estudos de
arquitectura na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, em Charlotteborg,
Copenhaga. Em simultâneo pratica escultura como assistente de seu pai, que o
encoraja na animalística.
Nylund faz alguns
trabalhos para a Bing & Grondahl expôr na exposição de Artes Decorativas de
1925, em Paris, cujo sucesso lhe grangeou um contrato permanente com a fábrica.
Aí, o seu mentor foi Jean Gauguin, filho do célebre pintor, cria um
sem-número de peças que o tornam conhecido. A actividade criativa posterior
evoluiu num crescendo, tornando-o num dos grandes mestres do design escandinavo.
2 comentários:
This is was wonderful to read!!
Very beautiful vases.... would draw a lot of interest at auction here in Stockholm!!!1
Hello AG,
Welcome to our blog. Thank you for your comment. With this crisis we never know... :)
Best regards
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