Como há algum tempo não postamos nenhuma peça da
nossa colecção de faianças aerografadas (spritzdekor
na expressão alemã que tanto gostamos), hoje retomamos o tema com uma peça, em
nossa opinião, de forte presença decorativa e estimulante modernidade avant-garde.
Jarra
de faiança moldada, em forma de cone invertido, canelado junto ao bocal, assente
sobre pé circular saliente e escalonado. Decoração estampilhada e aerografada,
a mate, com motivos geométricos, de tons pastel (verde-claro, amarelo e
castanho) em esfumado. No fundo da base, carimbo circular preto «VB-Villeroy
& Boch» sobrepujando «Wallerfangen». Também carimbado a preto «2782YG» e, inscrito
na pasta «588».
Data: c. 1929
Dimensões: Alt.
20 cm x Ø 19 cm (bocal)
O abstracionismo geométrico da decoração aposto à
forma bauhausiana desta jarra é bem o exemplo de como a art déco alemã da República de Weimar, a partir de finais dos anos
20, adaptou o trabalho das vanguardas artísticas de modo a poder ser apropriado
pelas classes populares.
Fascina-nos este ideal democratizador que, por um
curto período, percorreu a Alemanha de então – no caso, a produção desta
unidade fabril da V&B de Wallerfangen
terminou em 1931, por encerramento da fábrica.
Já não é o luxo dos objectos que está em causa nesta
art déco para produção em massa, mas
sim a sua qualidade plástica, que vai ser apreciada transversalmente pelas
diversas classes sociais germânicas. Antes, ainda, da crise económica de 1929,
impunham-se formas e decorações modernas em materiais acessíveis, de que é
exemplo a faiança, que concorria agora em pé de igualdade com a própria
porcelana, como já tivemos oportunidade de escrever.
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