Taça-bilheira trípode de faiança moldada, de forma
irregular dentro das freeforms,
tendencialmente triangular de cantos arredondados. Os pés são piramidais, de
secção triangular, com uma das arestas boleadas. De cor preto-mate, recebeu
decoração estampilhada na parte interior num tom de rosa-velho, ficando em
reserva, a preto, uma sequência de linhas curvas, concêntricas, em cerca de
metade da superfície. No lado oposto, as linhas curvas paralelas e transversais
às primeiras foram pintadas à mão a laranja-forte. No fundo da base, carimbo
branco Aleluia-Aveiro e Fabricado em Portugal inscrito num rectângulo. Pintado
à mão, à ouro, «x-635–c».
Data: c.
1955
Dimensões: Comp. 24,5 cm x larg. 14 cm x alt. 6 cm
A sinuosidade da forma da taça, uma bilheteira, é
reforçada pelo movimento do grafismo óptico das linhas fortemente contrastantes
a preto e laranja. Trata-se do modelo 635 e da decoração c, ou seja, a terceira
da série.
Quanto a nós remete para uma interpretação estilizada
de certos modelos de cadeiras pré-colombianas, como por exemplo as da cultura taina, tribos de povos
que habitavam as Antilhas aquando da chegada dos europeus. Quanto à decoração, evoca ancestrais grafismos lineares de raiz pré-histórica.
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