Em 13 de Junho de 2012 publicámos modelo idêntico de caixa de chá, com outra decoração, criado pelo designer suíço Paul Speck para a Karlsruher Majolika-Manufaktur, na Alemanha.
Sem querer repetir o que então escrevemos, reforçamos a ideia da rectilinearidade das linhas e do funcionalismo de inspiração Bauhaus patente numa peça cujo despojamento resulta num objecto requintado de uso quotidiano muito alegre e moderno. A sua funcionalidade parte mais da concepção ao nível do desenho do que da prática utilitária da sua forma dado que a pega, elegante mas diminuta, é uma armadilha escorregadia mesmo para os mais delicados dedos femininos.
Para além da
decoração, que tem qualquer coisa de orientalizante, fazendo lembrar vagamente os
trabalhos de Isnik, também ao nível da pasta cerâmica assim como das dimensões,
a peça de hoje é diferente. A faiança utilizada é o barro vermelho,
e a forma paralelepipédica é pintada à mão, vidrada e craquelé.
Embora mantendo as linhas horizontais, que já se encontravam
presentes no exemplar anteriormente mostrado, estas diluem-se com a
pintura abstracta a dois tons de azul e manganês, formando uma padronagem
livre, de pendor vegetalista, como se se tratasse de fiadas
de grandes folhas azuis e flores pontilhadas numa estratigrafia de quatro
camadas. A
tampa rectangular é decorada ao centro, envolvendo a pequena pega, com as
mesmas cores e desenho do contentor. Retirada a tampa, uma divisória
interna, onde encaixa a tampa doseadora que permite retirar o chá, é igualmente
pintada à mão, com as mesmas cores, embora com outro desenho. Tanto esta tampa
doseadora como o encaixe da tampa principal, como, aliás, todo o restante
interior, são de barro vermelho apenas vidrado. Na altura em
que postámos o primeiro exemplar de caixa de chá de Speck mostrámos uma
fotografia de catálogo de época que permitia ver o interior da peça em corte. No
fundo da base, pintados à mão a manganês, o símbolo da Karlsruher Majolika-Manufaktur e
uma espécie de pássaro pousado, de longa cauda, assim como, colada, a etiqueta
original de papel com a marca da fábrica e, escrito à mão, o
número de série 1607.
Data: 1924
Dimensões: Alt c. 10,5
cm x comp. 12,5 x larg. 7 cm
Sem comentários:
Enviar um comentário