terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Serviço publicitário art déco “Chá Lipton” - Sacavém





Retomando as peças publicitárias que a Fábrica de Loiça de Sacavém produziu nos anos 30/40, hoje postamos parte de um serviço de chá para uma pessoa – égoiste – composto por 2 peças: bule e açucareiro (falta-nos a chávena e pires) com publicidade alusiva ao Chá Lipton. Trata-se de peças de faiança, em dois tons de castanho. Quer o bule, quer o açucareiro são de forma arredondada, com as partes superiores e inferiores esquinadas, decagonais, a castanho-escuro, com anel circular, castanho-claro, cintando o bojo, com inscrição estampilhada «Chá Lipton» a preto. Bocal com anel também a castanho-claro. Bule com asa curva e bico contracurvado e açucareiro com duas asas curvas de igual desenho. As tampas encaixam no interior do bocal apresentando pega de remate cónico. No fundo das bases de ambas as peças, carimbo preto (?) «Gilman & Cta – Sacavém – Portugal». No frete do bule, carimbo inscrito na pasta: «Sacavém 20 – 40». No frete do açucareiro, inscrito na pasta, à mão, 2 - 4ϒ (?).
Data: c. 1930-40
Dimensões: Várias



Será que alguém nos sabe dizer qual o nome deste formato? 


A marca de Chá Lipton foi criada pelo empresário e velejador, nascido em Glasgow, na Escócia, Sir Thomas Johnstone Lipton (1848 - 1931). Filho de merceeiros irlandeses, em cujo estabelecimento trabalhou, Thomas, em 1864, inicia carreira como camareiro num navio. Nasceu-lhe, então, o interesse pelos barcos e com o dinheiro que ganhou viajou pelos Estados Unidos. Regressado a Glasgow, em 1870, retomou o trabalho na mercearia dos pais, acabando, anos depois por abrir a sua própria, a Lipton's Market, cujo sucesso lhe permitiu expandir-se em mais de 300 lojas espalhadas pelo Reino Unido. 
Em 1888 abriu uma casa de degustação e venda de chá, vendido a preços baixos para as classes trabalhadoras o que lhe valeu ainda mais fama e dinheiro. Assim nasceu a marca de chá Lipton.


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