A propósito da extremamente útil divulgação que o blogue Memórias e Arquivos da Fábrica da Loiça de Sacavém (MAFSL) (http://mfls.blogs.sapo.pt/) tem vindo, desde 2009, a desenvolver, e que ontem nos presenteou com mais uma folha de desenhos do arquivo do Museu de Cerâmica de Sacavém com o motivo 910 aplicado sobre chávena e pires formato Avenida (que aqui duplicamos), aproveitamos para apresentar o exemplar que possuímos, em que o mesmo motivo nos aparece aplicado sobre outro formato. De facto, trata-se de um serviço tête-à-tête formado por 7 peças moldadas (bule, leiteira, açucareiro, duas chávenas e respectivos pires), modelo Coimbra, em que nos aparecem os mesmos motivos vegetalistas estilizados (folhagem verde e flores a laranja), que, estamos em crer, pintados à mão a partir da aplicação de uma estampilha (stencil) e com apontamentos livres, sobre fundo marfim. Na base, carimbo verde Gilman & Cta (Gilman & Comandita) – Sacavém, Made in Portugal. Excepto nas chávenas que não têm carimbo algum. Os pires, leiteira e açucareiro apresentam 910 (?) carimbado a castanho e os primeiros numeração e palavras inscritas mas ilegíveis.
Data: c. 1931 a 1946
Dimensões: Diversas
Quanto ao formato Avenida, sabemos que também ele tem origem inglesa. Trata-se do modelo Eve criado, em 1930-31, por Eric Slater para a Shelley Potteries, Ltd. (Stoke-on-Trent, Stafford, Inglaterra) onde era director artístico.
Não eram só os modelos e as decorações que vinham de Inglaterra, de lá também vinha grande parte das matérias-primas empregues na Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS).
2 comentários:
Grato pela elogiosa referência, a qual o vosso espaço também já merece.
Quanto ao formato Avenida da FLS, devo dizer que toda a bibliografia que conheço sobre a produção da Shelley o faz coincidir com o formato Eve, embora os formatos Mode e Vogue sejam também cónicos.
A diferença maior reside nas asas, que correspondem a triângulos fechados nestes dois últimos modelos.
Saudações!
Obrigado pela correcção MAFLS, foi lapso nosso, porque se trata, de facto, do modelo EVE. É o que dá estar de livro aberto sobre os joelhos e ter um modelo numa página e o outro na contígua...
Veja-se: CASEY, Andrew - 20th Century Ceramic Designers in Britain. Woodbridge: Antique Collector's Club, p. 150-151.
Cumprimentos
Enviar um comentário