De volta à loiça utilitária nacional, hoje mostramos
duas tigelas de faiança moldada embora com formas e dimensões distintas da
Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS). Em ambas, sobre o fundo branco, a decoração bicroma
é feita segundo a técnica da estampilha aerografada, numa composição geométrica
de quadrados, a castanho-alaranjado, e círculos a verde, intercalados mas
desalinhados e ligeiramente e sobrepostos, ambos em dégradé do exterior para o centro, dando uma leitura de
tridimensionalidade. Nas duas o bojo, junto ao bocal, é debruado com filete a
castanho-alaranjado.
Data: c.
1930 - 40
A mais pequena (alt c. 9,5 cm - c/tampa - x Ø c. 10,2 cm) apresenta forma de calote esférica assente em pequeno pé contracurvado,
correspondente ao “formato francês”, e tampa com decoração idêntica à do bojo
cintada por filete castanho-alaranjado que cinge igualmente a pega. No fundo da
base, carimbo verde, Gilman & Ctª – Sacavém – Portugal e U.
A de maiores dimensões (alt. c. 8,4 x Ø c. 14 cm), sem tampa (é provável que originalmente tenha tido uma), apresenta um
formato diferente, com bojo em calote tendencialmente esférica, mas alongada,
que termina numa aresta viva sobre canelura de onde parte o pé curvo. No fundo
da base carimbos verde «Made in Portugal» inscrito numa oval, «510» e F.
O
verbete da FLS que se ilustra, gentilmente
cedido pelo Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel
Joaquim Afonso (MCS-CDMJA) informa-nos que se trata da decoração
«nº 510 para
tijelas formato Francez, Lisas e c/ tampa».
Todavia, como se percebe nestes dois exemplares, a
decoração foi aplicada em peças que não corresponderão ao dito formato francês,
claro apenas no exemplar mais pequeno. Ou será que a fábrica atribuía a mesma
designação a modelos com ligeiras variantes? Alguém nos sabe esclarecer?
Esta tigelas com decoração aerografada tiveram um
período de produção longa que chegou praticamente à data de encerramento da FLS
na década de 80 do século XX, embora com outras marcas.
A decoração demonstra claramente a influência alemã
em certa produção portuguesa. Veja-se as semelhanças evidentes com a decoração
da base de bolos, sem marca (trata-se de uma peça da fábrica Colditz, decor nº 7568 e forma nº 23) dessa nacionalidade, encontrada na
net e que aqui se ilustra.
Sem comentários:
Enviar um comentário