Caixa art déco de porcelana moldada, possivelmente uma bomboneira, de cor branca com decoração de inspiração vegetalista estampada em dois tons de azul e ouro. O contentor, de forma troncocónica, como um vaso, assenta sobre três pés formados por quatro folhas a branco, azul e ouro, escalonadas em curva, presas por um botão facetado, igualmente a ouro. Em cada um dos três panos, a decoração estilizada sugere-nos um vaso Bauhaus com cactos a azul, complementados por estrela e círculo quadriculado, ambos a ouro. O ressalto onde assenta a tampa, na parte inferior, apresenta filete a ouro. A tampa é constituída por dois troncos de cone que se sobrepõem. A eixo do inferior, muito aberto e baixo, projecta-se o superior, mais fechado e alto, rematado por pega esférica a ouro. O primeiro apresenta decoração estilizada de cactos a azul e filete dourado no bordo, o segundo quatro filetes a ouro na base e três na parte superior junto à pega. No fundo da base, carimbo verde Eschenbach – Bavaria (com dois pontos sob o «va») sobrepujado por coroa (marca que corresponde ao período de 1929 a 1935).
Data:
c. 1929-35
Dimensões:
Alt. 19,5 cm
Embora conservadora
para os padrões alemães, e a decoração reflicta uma reinterpretação estilizada
neo-rococó, esta caixa é mais um exemplo da tendência germânica para, a partir
dos sólidos geométricos, neste caso cones e esferas, conceber objectos
decorativos vanguardistas numa evidente filiação bauhausiana. Veja-se, a título
de exemplo, os figurinos do «Ballet Triádico» de Oskar Schlemmer, estreado em 1922.
Haveremos de
continuar a mostrar vários exemplos de caixas de formas geometrizadas que ilustram
esta vertente do Art Déco alemão,
onde a inventividade e mesmo a extravagância atingem os
limites da imaginação como já tivemos oportunidade de referir.
A fábrica que
posteriormente haveria de se chamar Eschenbach, foi fundada por Eduard Haberländer, em Windischeschenbach,
em 1913. A produção começou verdadeiramente em 1916 em pequena quantidade e com
produtos de baixo valor.
Em 1929 foi adquirida
pela Porzellanfabrik Oscar Schaller & Co. Nachfolger, tomando então o
nome por que é hoje conhecida. Com uma nova filosofia de gestão, a linha de
produtos foi renovada. Até 1935 a porcelana de Eschenbach gozava de uma sólida
reputação e a empresa possuía uma boa situação económica. A Segunda Guerra
Mundial vai ser violenta para a fábrica, que perdeu toda a documentação e
catálogos, destruídos pelas tropas americanas que ocuparam o edifício, a que se
somou a perda durante a guerra de muitas peças aí produzidas. Daí que sobreviva
um número relativamente escasso de exemplares da produção deste período da
Eschenbach e se conheça tão pouco sobre ela.
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