Hoje, antes de apresentar a peça que preparámos, queremos dar os parabéns ao nosso bloguer MAFLS pelo número incrível de visitantes, entre os quais, desde cedo, nos contamos.
Mais, queremos igualmente agradecer-lhe o ter-nos incluído na sua selecção de blogues que partilham o mesmo interesse pela cerâmica. Data: c. 1920-30
Dimensões: alt. 22cm x larg 12cm
Voltando aos craquelés e à produção de Longwy, apresentamos um exemplo bem revelador da qualidade técnica atingida por esta fábrica francesa. Sobre o espesso esmalte craquelé, aplicado a pincel, que domina a quase totalidade da forma, destaca-se a delicada composição floral com borboleta. As cores, separadas pela técnica da corda seca, são muito vivas e contrastantes. A profundidade e o brilho acetinado, ao olhar e ao tacto, do craquelé ligeiramente acastanhado, faz contraste e valoriza a decoração, quase relevada e brilhante, das partes coloridas. O azul do bocal e do pé, repetido na borboleta, salienta as extremidades da peça. O destaque destas, ou pelo menos da base, em jarras, garrafas, copos, entre outro tipo de objectos, com uma cor contrastante é muito característico na decoração deste estilo, mesmo noutros materiais como o vidro. Haveremos de voltar ao assunto noutras peças desta fábrica e de outras que utilizam a mesma técnica.
2 comentários:
Grato pelo destaque e pelas felicitações, MUONT.
Interessante a jarra da FLS, cuja decoração se aproxima de uma que anteriormente reproduzi, e fantástica a base da VA.
Esta última, do melhor que conheço no estilo Art Déco, mesmo a nível internacional!
Agradeço–vos a divulgação de todas as belíssimas peças que têm aparecido no vosso espaço.
Saudações.
MAFLS
MAFLS, nós é que agradecemos, não só pelas informações que disponibiliza, como também pelo incentivo que nos levou, a par da CMP, a criar o nosso próprio blogue.
Cumprimentos
Enviar um comentário